Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sexta-feira, junho 30, 2006

  • FICÇÃO E REALIDADE

    O PONTO CRÍTICO de O Abominável Livro das Neves é a conversa entre as feministas Filipa e Isabel dentro de um jeep.
    Muitas pessoas a quem foi solicitada opinião disseram que essa conversa DEVERIA SER MESMO CENSURADA, sob pesada pena de inviabilizar, parcialmente, o percurso de O Abominável Livro das Neves. Drasticamente censurada, substituída por uma conversa cor-de-rosa. Outras acham que não, que não deve ser censurada.
    Ora o livro tem escrito na contra-capa que é para maiores de 18 manos. Tem que ser visto como um livro apenas para pessoas de maioridade.
    Ora as personagens na ficção tem uma lógica própria. E essa lógica não pode ser anulada, pois isso seria anular o próprio livro.
    Nós sabemos que a Ilha do Arquipélago do Cânone que está na moda é a Ilha da Pasta de Dentes. Para essa Ilha o que está escrito dentro do livro é secundário, mas deve-nos levar sempre para um mundo imaginário, que nos faz esquecer o mundo real em que vivemos. É secundário, mas tem que nos levar a pensar que o nosso mundo é um mundo cor-de-rosa.
    Questionar, através de um único livro de ficção os padrões mitológicos base da nossa civilização é considerado demasiado. Mas há que reparar que uma pessoa de maioridade consegue distinguir o mundo da ficção do mundo real, são dois mundos distintos.
    O MUNDO IMAGINÁRIO de O Abominável Livro das Neves é, obviamente um mundo fantástico, não um mundo real.
    É um erro de interpretação ver essas duas feministas como apoiantes da ETA. Não aparece nesse livro em lado nenhum o nome da Espanha.
    O Abominável Livro das Neves, é essencialmente, um olhar para a Civilização Ocidental e para os seus mitos, a partir do interior dessa Civilização Ocidental. O Conceito Civilização Ocidental é um pouco vago, mas, geralmente, entende-se como sendo constituída pelos países que fazem parte da NATO, e dos que não fazem parte da NATO, que fazem parte da União Europeia.