Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

domingo, janeiro 13, 2008

  • A MALDIÇÃO NEOLIBERAL

    O Neoliberalismo é uma violenta maldição.

    O Neoliberalismo alimenta-se de muitos erros e contradições de muitas esquerdas.
    Aquilo que parece mais unificador em relação a várias correntes de Esquerda é a ideia basilar de que a Esquerda procura sempre A IGUALDADE DO POSSÍVEL.

    O Neoliberalismo não se afirma por si no seu próprio terreno. O Neoliberalismo afirma-se no terreno deixado vago pelos erros das Esquerdas.

    Em nome das filosofias de Marx e Engels criou-se um tremendo fracasso na União Soviética, que esta se desintegrou. A maior das repúblicas da antiga URSS, que á a República da Rússia, sob a direcção de Gorbachev e de Ieltsin criou o capitalismo feudal, através da doação das empresas do Estado através da simulação de vendas a preços irrisórios.
    Ao que dizem, o regime do Apartheid da África do Sul vendeu a Salazar ao preço de dois escudos e cinquenta centavos dezenas de jipes militares. As vendas do património do Estado na Rússia foram mais ou menos assim.

    Corre agora na Internet a notícia, que tanto pode ser verdadeira como falsa, de que Fidel Castro estaria muitíssimo gravemente doente e de que o fim da sua vida estaria próximo.
    Ora os neoconservadores norte-americanos, através do chamado «Plano Bush» querem transformar Cuba num segundo Iraque ou coisa semelhante.

    A esquerda encontra-se bastante desorientada, porque tinha duas referências que implodiram:
    1) A Esquerda comunista que apoiava a antiga União Soviética. E a União Soviética implodiu por causa das contradições entre a Teoria e a Prática.

    2) A Esquerda socialista, que se dizia que procurava conciliar as teorias iluministas do século XVIII com uma revisão do marxismo, conseguindo ao mesmo tempo Liberdade e a Igualdade do possível. Ora, a realidade de alguns partidos da Internacional Socialista fez implodir esta ideia, como foi o caso do partido Trabalhista britânico, que ainda anda atrás das Armas de Destruição Maciça do Iraque…

    No caso de Portugal, o PS de José Sócrates, tirando a questão do aborto, tem feito uma política contra os assalariados e contra as classes médias muito mais à Direita do que fazia o PSD.
    É neste contexto de crise acentuada das ideias de Esquerda que avança de forma galopante o Neoliberalismo com os seus dogmas da Desigualdade maximizada, da infernização do quotidiano laboral dos assalariados, e com a exploração da ideia de moral do escravo…