Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quinta-feira, maio 25, 2006

  • O CASO DAN BROWN E A LIBERDADE, A INQUISIÇÃO E O ÍNDEX

    1) Dan Brown, um entre milhares de ficcionistas dos Estados Unidos, começou por falhar. O primeiro falhanço na ficção foi tal que até não gosta de falar nele.
    2) Apesar de começar por falhar recusou a Moral do Escravo, na Civilização Ocidental reservada para muitos e para muitas. Manteve a Moral do Homem Livre e insistiu.
    3) Com «O Código da Vinci» foi bem sucedido e até enriqueceu.
    4) No entanto «O Código da Vinci» é considerado pelos puritanos e pelas puritanas ‘um livro maldito’, porque questiona o Cristianismo, que é uma das bases da Civilização Ocidental.
    5) A Inquisição, se fosse no seu tempo, condenaria Dan Brown à pena de morte na fogueira.
    6) Paralelamente à Inquisição foi criado o Índex, isto é a lista de livros proibidos.
    Ora quem faz Censura aos livros está a proceder como nos tempos da Inquisição e do Índex.
    7) A Democracia é incompatível com qualquer ÍNDEX, com qualquer ‘Lista Negra’ de Livros Proibidos.
    Quando é para maiores de 18 anos qualquer livro, para evitar equívocos, pode ter uma indicação simbólica nesse sentido, ou mesmo dizer explicitamente que não é aconselhável a menores de 18 anos, como é o caso de O Abominável Livro das Neves. Não deve ir para o Índex, está lá bem explicitado que não é aconselhável a menores de 18 anos.
    8) Dan Brown beneficiou de um contexto em que a maioria dos cristãos é constituída por protestantes (George W Bush é protestante), e ele ataca, essencialmente a Igreja Católica e em especial a organização católica Opus Dei.
    9) Discordamos de Dan Brown é na argumentação que ele usa, nos meios que ele utiliza para justificar as suas conclusões.