Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sábado, maio 27, 2006

  • A LIBERDADE

    LIBERDADE, segundo o catedrático brasileiro, especialista da língua portuguesa, Antônio Houaiss, também se define como o contrário de escravidão, de servidão e de sujeição.
    Esta definição através da comparação com o oposto parece ser a mais clara.
    Em Portugal a Liberdade começou no Porto, com a Revolução Liberal de 1820, mas só durou três anos, depois foi restabelecida com a entrada em vigor da Carta Constitucional de 1826, outorgada pelo rei D. Pedro IV, o mesmo homem que proclamou a independência do Brasil em 1822, com o conhecido «grito do Ipiranga», e que por isso foi o primeiro imperador do Brasil, com o título de D. Pedro I. Um homem que marcou, profundamente, o destino do Brasil e de Portugal.
    Em 1829, D. Miguel pôs fim à Liberdade em Portugal e mandou executar os líderes liberais que conseguiu prender.
    A Resistência contra a ditadura de D. Miguel centrou-se nos Açores, e em 1832, após desembarque a norte do rio Douro, perto do Mindelo (Pampelido), as tropas liberais, comandadas por D. Pedro entraram no Porto, que foi o centro da resistência às tropas absolutistas de D. Miguel. A guerra-civil foi muito dura, mas os absolutistas capitularam em 1834, triunfando assim a Liberdade em Portugal à custa de muito sofrimento e de muitas vidas.
    A ditadura de D. Carlos I – João Franco foi o golpe fatal na Monarquia Portuguesa, que acabou associada a uma Ditadura.
    A tentativa de «acalmação» de D. Manuel II, após o assassinato do pai e do seu irmão mais velho, pelos republicanos, não impediu a implantação da República em 5 de Outubro de 1910.
    A Ditadura implantada pelos militares em 1926, não restaurou a Monarquia, apesar de Salazar ser monárquico, e admirador entusiasta do fascismo monárquico italiano de Mussolini e do rei Vítor Manuel II. Salazar até tinha sobre a sua secretária o retrato de Benito Mussolini. O poderoso ditador Salazar teve medo de restaurar a monarquia, demasiado desacreditada em Portugal.
    A Revolução de 25 de Abril de 1974 estabeleceu em Portugal o regime de mais Liberdade de sempre.
    Para quem aprecia a Liberdade é consolador constatar que actual Presidente da República, Cavaco Silva, não fez nada de nada, absolutamente nada, para que houvesse Liberdade em Portugal. A Ditadura de Salazar nada o incomodou.
    Não lhe devemos a Liberdade, apenas desejamos que não a diminua.
    O Primeiro-Ministro, José Sócrates, também não fez nada de nada, absolutamente nada, para que fosse implantada a Liberdade em Portugal. Não temos nada que lhe agradecer neste aspecto.
    Ora nada tendo a ver com a implantação da Liberdade em Portugal, os dois líderes mais significativos do poder actual, deles, neste aspecto, esperamos que não nos tirem a Liberdade, que outros nos deram, que nos deixem viver em Liberdade.
    É o melhor que tem a III República de Portugal, A LIBERDADE, a Liberdade de Expressão de Pensamento, o prazer de viver em Liberdade.