Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quinta-feira, setembro 06, 2007

  • O NEOLIBERALISMO E A MORAL DO ESCRAVO

    «Nietzsche quis ser o grande “desmascarador” de todos os preconceitos e ilusões do gênero humano, aquele que ousa olhar, sem temor, aquilo que se esconde por trás de valores universalmente aceitos, por trás das grandes e pequenas verdades melhor assentadas, por trás dos ideais que serviram de base para a civilização e nortearam o rumo dos acontecimentos históricos. E assim a moral tradicional, e principalmente esboçada por Kant, a religião e a política não são para ele nada mais que máscaras que escondem uma realidade inquietante e ameaçadora, cuja visão é difícil de suportar. A moral, seja ela kantiana ou hegeliana, e até a catharsis aristotélica são caminhos mais fáceis de serem trilhados para se subtrair à plena visão autêntica da vida.



    Nietzsche golpeou violentamente essa moral que impede a revolta dos indivíduos inferiores, das classes subalternas e escravas contra a classe superior e aristocrática.»



    Os neoliberais dizem que quanto mais se desenvolver um país melhor será para os seus habitantes. A Esquerda diz o mesmo.
    Isto é uma verdade objectiva. Uma Civilização não é a preto e branco, mas sim a cores.
    Uma coisa que têm em comum Portugal e o Brasil é a MAXIMIZAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS. Mas no Brasil, apesar de muitas contradições Lula da Silva tem tmodado medidas concretas para melhorar a qualidade da vida das classes em mais difíceis condições. Em Portugal as desigualdades sociais estão a aumentar, rapidamente.
    A independência do Brasil foi há muito tempo, em 1822, pelo que os brasileiros não podem deitar as culpas dos seus problemas para os portugueses.

    Em termos de política externa o Brasil é um país 100% independente e não se meteu na invasão e ocupação do Iraque como Portugal.

    Neste aspecto Portugal andou muito para trás com a inclusão na União Europeia. Portugal agora mete-se em guerras que NADA lhe dizem respeito, como a guerra do Iraque, a guerra do Afeganistão ou as guerras balcânicas. Portugal não tem MADA DE NADA a ver com isso.

    Mas a participação na União Europeia trouxe vantagens cujo preço foi a Soberania Limitada.

    Portugal tem sim obrigações para com Timor, e nada mais.

    Esta Soberania Limitada de Portugal obriga-nos a pensar em termos de União Europeia. Portugal já está muito ligado à União Europeia.
    Dentro da União Europeia há grandes diferenças entre os países, no que toca às desigualdades sociais. Elas são menores nos países escandinavos e são muitíssimo grandes em Portugal.
    Ora o que o neoliberalismo, em geral, defende é a moral do escravo para os assalariados, que têm que se sujeitar aos cânones de dominação e opressão, cânones esses explorados pela alta burguesia, e seus capatazes.
    Uma leitura de outro aspecto de Nietzsche, para além da apologia do Poder contra as massas assalariadas, pode, realmente, ajudar a compreender os cânones de dominação social.
    São os cânones de dominação social que impedem as pessoas das classes oprimidas de pensarem como pessoas independentes, de pensarem como pessoas livres.

    É preciso lutar contra os cânones da moral do escravo.

    A moral do escravo é a moral do homem espezinhado pelos cânones da submissão.