Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quinta-feira, setembro 06, 2007

  • PARA ALÉM DO BEM E DO MAL

    A MORTE DE DEUS E A AFIRMAÇÃO DO SUPER-HOMEM.

    «Além do Bem e do Mal nasceu de reflexões e anotações de Nietzsche, durante a composição de Assim Falou Zaratustra, e inicia uma nova fase literário-filosófica do autor, a sua fase de negação e destruição. Ele é em um tom mais crítico e denso, contrastando com os seus livros anteriores, como "Humano, Demasiado Humano", "Aurora" e "A Gaia Ciência", os quais foram escritos em um tom de leveza e serenidade. Nietzsche considerava este livro, juntamente com "Assim Falava Zaratustra", o seu livro principal, abarcando uma maior multiplicidade de assuntos e reflexões. Assim definiu Nietzsche este livro a seu amigo Jacob Burckhardt: "Peço-lhe que leia este livro (se bem que ele diga as mesmas coisas que o meu Zaratustra, mas de uma forma diferente, muito diferente)...".
    O livro é dividido em 9 partes, as quais tratam de assuntos como: a influência dos preconceitos populares no trabalho do erudito e do filósofo; a conceituaçã nietzscheana de liberdade e espírito livre e sua expectativa sobre a filosofia do futuro; a essência do homini religiosi, suas diversas facetas e seu comportamento frente à ciência; análise da moral corrente; análise da filosofia e da ciência da época, e da mente do erudito europeu. ".
    No mesmo ano da publicação do livro, 1886, iniciara Nietzsche a composição de "Genealogia da Moral", a qual deveria ser uma continuação de Além do Bem e do Mal, de acordo com a intenção do autor. "Genealogia da Moral" é, sem dúvida, um dos mais incisivos livros da filosofia ocidental, o qual toca, com eloquência e uma profundidade inquietante, o problema mostrado, de forma mais sucinta, no livro antecessor: a derrocada da moral cristã, precedida pela "morte" do Deus cristão.»
    O mais cruel em «Para Além do Bem e do Mal» e em «Assim Falou Zaratustra» (ou «Assim Falava Zaratustra», que traduz a mesma ideia) é que Nietzsche diz verdades muito amargas.
    No plano prático, grande parte da classe política da União Europeia, a Administração Bush e o Estado de Israel estão para além do Bem e do Mal.

    O Primado Absoluto da Força que presidiu à invasão do Iraque, a Rede de Tortura Guantánamo e Sucursais

    e o espezinhamento dos palestinianos estão



    para além do Bem e do Mal.



    Mas, as reflexões de Friedrich Nietzsche também servem para a Esquerda, desde que as filtre dos aspectos que levam a utilizá-las pelos abusos do poder, pela Barbárie do Poder.
    Ora conceitos de Nietzsche também servem para que pessoas fora das classes dominantes se possam libertar a si próprias. Essa libertação pessoal permite criticar objectivamente, a Administração Bush, a parte da classe política da União Europeia que aderiu è rede de Tortura Guantánamo e Sucursais o governo do Estado de Israel.