Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sábado, junho 03, 2006

  • A ESQUERDA, O RACIONALISMO, AS LUTAS SOCIAIS E O PROGRESSO ÉTICO

    1) No século XVIII, especialmente em França, os chamados pensadores iluministas defendiam que a Humanidade devia libertar a inteligência da religiosidade, e que a libertação da inteligência humana poderia trazer avanços científicos ilimitados que se reflectiriam no bem-estar de toda a Humanidade, estas ideias foram sintetizadas na palavra RACIONALISMO.

    2) A partir do início da Revolução Liberal Francesa, em 1789, com a aplicação do tal pensamento iluminista à política sintetizado em três palavras fulcrais, o chamado iluminismo-político, LIBERDADE-IGUALDADE-FRATERNIDADE, desenvolveu-se na Europa um novo ciclo de lutas sociais.

    3) A aplicação do iluminismo à ÉTICA, deu origem à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789.

    4) Tudo isto junto deu origem ao maior terramoto-político-social desde que a Humanidade existe, criando uma nova era a que se chama Era Contemporânea ou Idade Contemporânea.

    5) Num processo de longa duração (2006-1789=217) de duzentos e dezassete anos deu origem ao chamado «Modelo Social Europeu».
    Sem ofensa para as pessoas, nomeadamente da Esquerda, de outras partes do Planeta Terra, isto é o melhor que Humanidade conseguiu, de duradouro, até aos dias de hoje.

    6) O que caracteriza, em síntese, então esse modelo político social europeu?
    a) Aplicação da Ciência à Medicina e criação de Serviços Nacionais de Saúde para todos os cidadãos.
    b) Divulgação da instrução através do sistema napoleónico de ensino, porque foi criado em França, durante o governo de Napoleão Bonaparte, ensino público, articulado em ensino primário, secundário e universitário, como defendiam os iluministas.
    c) Concessão de Direitos a todos os assalariados, como férias pagas (também invenção dos franceses durante o governo da Frente Popular na década de 1930). Depois vieram o subsídio de desemprego, a segurança no emprego, o subsídio de férias, e o chamado 13º mês . Criação de um sistema de aposentação justo, que permitisse uma velhice tão tranquila quanto possível. Curiosamente, este direito ao lazer para todos os assalariados deu origem a grandes aumentos de produtividade, a médio prazo, e ao crescimento acentuado da indústria do turismo, que por sua vez, dinamiza a economia. Criação do Rendimento Mínimo Garantido para evitar a miséria absoluta.
    d) Proibição da Tortura.

    e) Proibição da Pena de Morte, facto em que os portugueses foram pioneiros, na década de 60 do século XIX, durante o reinado de
    D. Luís I.
    f) Conversão da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão na Declaração Universal das Direitos do Homem, aprovada pela ONU, em 1948, e aplicação, na prática, dos seus princípios.

    7) TUDO ISTO JUNTO DEU ORIGEM A UMA GRANDE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E AO CONSIDERÁVEL AUMENTO DO TEMPO DE VIDA.

    8) O AUMENTO DA ESPERANÇA DE VIDA OU TEMPO DE VIDA SINTETIZA O SUCESSO DE TODOS ESTES PROGRESSOS.

    9) As Direitas vêem agora este aumento do tempo de vida não como uma síntese feliz do Progresso científico e político-social, MAS COMO UMA DESGRAÇA…

    10) É ISTO QUE AS DIREITAS EUROPEIAS QUEREM DESTRUIR.... E JÁ COMEÇARAM... os apoiantes europeus de George W Bush ao aderirem ao Circuito da Guerra e da Tortura, de Guantánamo e Sucursais, minaram a Consciência Ética europeia…

    (A revista brasileira «Isto é» foi pioneira na divulgação destas monstruosidades «em nome da Democracia»)
    Agora que se fala tanto em DIREITOS DAS CRIANÇAS, a Tortura da rede Guantánamo incluiu já TORTURA DE CRIANÇAS DE 13 E DE 12 ANOS, segundo o jornal britânico «The Independent», de 28 de Maio de 2006...