Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

domingo, julho 17, 2005

  • TEMPOS DE INCERTEZA

    António Guterres dialogava com os sindicatos, procurava consensos e, por isso, muita gente achava que não prestava.
    E depois
    1) Durão Barroso ganhou as eleições com o discurso da tanga, arruinou as finanças públicas e meteu Portugal numa guerra petrocolonial, como força de ocupação.
    Depois a Direita europeia arranjou-lhe um tacho em Bruxelas, e segundo dizem, o homem está a enriquecer. É o que se chama um ex-maoista de sucesso próprio. Impôs sacrifícios aos sacrificados do costume e safou-se.
    2) Santana Lopes teve o mérito de tirar as tropas da GNR do atoleiro iraquiano, ainda deve ter ido a tempo. Foi este o relevante serviço que prestou aos portugueses.
    Depois procurou levantar o moral dos assalariados, mas começou a entrar em contradições tais que o próprio PSD começou a desejar ver-se livre dele.
    Começou a fazer censura à opinião de um membro do seu próprio partido e alarmou a Esquerda. Voltamos à Censura?
    Apesar de graves contradições entre o que dizia e o que fazia, o cidadão comum pensava que era verdade o que ele dizia sobre o défice do Estado, isto é menos de 3%.
    3) Caiu porque entrou em grandes contradições e voltou a cair depois das eleições.
    4) O PS de José Sócrates era a esperança da Esquerda e até de boa parte dos habituais votantes no PSD, e por isso, obteve maioria absoluta. Parecia o fim de um pesadelo.
    5) Depois vieram as péssimas notícias sobre o défice. Toda a Direita e toda a Esquerda queriam que fosse de menos de 3%, mas afinal era de quase 7%. Um balde de água fria geral. Da esperança passou-se à descrença no presente e no futuro.
    6) Perante tal descalabro, em boa parte da responsabilidade do PSD, vieram as medidas, algumas indesejáveis mas necessárias, outras totalmente desnecessárias.
    Os privilegiados do costume, isto é, o PSD-Madeira, os autarcas ligados aos grandes negócios das más urbanizações e respectivos mecenas, os detentores de fortunas em acções de empresas, e os elementos da Alta Evasão Fiscal, riem-se dos ataques aos funcionários do Estado, dos quais muitos vão ficar KO.
    Economistas estrangeiros já afirmaram que a Alta Evasão Fiscal distorce a concorrência e que, por isso é uma causa ESTRUTURAL do atraso de Portugal…
    7) Marques Mendes esquecido do que o PSD fez com Durão Barroso e Santana Lopes, volta ao discurso da tanga, prevendo um negro futuro.
    8) Se o preço do petróleo aumentar então sim teremos uma forte causa externa para bloquear a saída da crise.
    9) Os partidos à Esquerda do PS têm que demonstrar com números as dimensões dos privilégios dos verdadeiros privilegiados.
    10) O eleitorado começa a ficar confuso e sem esperança no presente e no futuro, a crise será uma fatalidade do nosso tempo? Parece bem que não, mas parece ser o fruto amargo de anos seguidos de políticas erradas.