Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quinta-feira, janeiro 03, 2008

  • A CRISE DA INTELIGÊNCIA ÉTICA






    O escocês Adam Smith ainda viveu o suficiente para tomar conhecimento do início da Revolução Liberal Francesa em 1789. Morreu no ano seguinte.
    Nasceu em 1723, numa época em que em França, o poder absoluto de rei era considerado de origem divina.
    Quando a Europa estava quase toda sujeita a impostos feudais, as ideias de Adam Smith apareciam como revolucionárias, contra as classes politicamente dominantes, que eram a alta nobreza e o alto clero.
    Adam Smith considera que o ser humano é mau por natureza, profundamente egoísta.
    Muita água correu pelos rios desde 1790 até hoje.
    Curiosamente, as três palavras de ordem chave da Revolução Liberal Francesa, que eram uma síntese do pensamento iluminista aplicado à política não alinhavam pela concepção egoísta de Adam Smith, pois eram Liberdade, Igualdade, e Fraternidade. Esta última vai mesmo, claramente, contra a teoria do egoísmo de Adam Smith.


    «Adam Smith (provavelmente Kirkcaldy, Fife, 5 de junho de 1723 — Edimburgo, 17 de Julho de 1790) foi um economista e filósofo escocês. Teve como cenário para a sua vida o atribulado século das Luzes, o século XVIII.
    É pai da economia moderna e é considerado o mais importante teórico do liberalismo económico. Autor de "Uma investigação sobre a natureza e a causa da riqueza das nações", a sua obra mais conhecida e que continua a ser uma obra de referência para gerações de economistas, procurou demonstrar que a riqueza das nações resultava da atuação de indivíduos que, movidos apenas pelo seu próprio interesse (self-interest), promoviam o crescimento econômico e a inovação tecnológica. Ou, como disse o próprio Adam Smith, "não é da benevolência do padeiro, do açougueiro ou do cervejeiro que eu espero que saia o meu jantar, mas sim do empenho deles em promover seu próprio 'auto-interesse'". Assim, Smith acreditava que a iniciativa privada deveria ser deixada agir livremente, com pouca ou nenhuma intervenção governamental. A competição livre entre os diversos fornecedores levaria forçosamente não só à queda do preço das mercadorias, mas também a constantes inovações tecnológicas, no afã de baratear o custo de produção e vencer os competidores. Ele analisou a divisão do trabalho como um fator evolucionário poderoso a propulsionar a economia. Uma frase de Adam Smith se tornou famosa: "Assim, o mercador ou comerciante, movido apenas pelo seu próprio interesse egoísta (self-interest), é levado por uma mão invisível a promover algo que nunca fez parte do interesse dele: o bem-estar da sociedade." Como resultado da atuação dessa "mão invisível", o preço das mercadorias deveria descer e os salários deveriam subir. As doutrinas de Adam Smith exerceram uma rápida e intensa influência na burguesia (comerciantes, industriais e financistas), pois queriam acabar com os direitos feudais e com o mercantilismo.»

    Muitas voltas deu a Terra até ao aparecimento, na Alemanha de Marx e de Engels.
    «Karl Heinrich Marx (Tréveris, 5 de maio de 1818 — Londres, 14 de março de 1883) foi um intelectual alemão, Economista, sendo considerado um dos fundadores da Sociologia. Também é possível encontrar a influência de Marx em várias outras áreas, tais como: Filosofia,História, já que o conhecimento humano, em sua época, não estava fragmentado em diversas especialidades da forma como se encontra hoje. Teve participação como intelectual e como revolucionário no movimento operário, sendo que ambos (Marx e o movimento operário) influenciaram uns aos outros durante o período em que o autor viveu.
    Atualmente é bastante difícil analisar a sociedade humana sem se referenciar, em maior ou menor grau, à produção de Karl Marx, mesmo que a pessoa não seja simpática à ideologia construída em torno do pensamento intelectual dele, principalmente em relação aos seus conceitos econômicos.»
    Marx, um intelectual da classe média alemã de origem judaica e Engels um intelectual da alta burguesia alemã (de raça ariana, segundo os critérios de Adolf Hitler) escreveram em conjunto o «Manifesto do Partido Comunista», em 1848 o livro que mais marcou o século XX, a nível planetário.

    «Friedrich Engels foi um filósofo alemão que junto com Karl Marx fundou o chamado socialismo científico ou marxismo. Ele foi co-autor de diversas obras com Marx, sendo que a mais conhecida é o Manifesto Comunista. Também ajudou a publicar, após a morte de Marx, os dois últimos volumes de O Capital, principal obra de seu amigo e colaborador.
    Grande companheiro de Karl Marx, escreveu livros de profunda análise social. Entre dezembro de 1847 e janeiro de 1848, junto com Marx, escreve o Manifesto Comunista. Sem dúvida nenhuma, Engels foi um filósofo como poucos: soube analisar a sociedade de forma muito eficiente, influenciando diversos autores marxistas.
    Protetor e principal colaborador de Karl Marx, Engels desempenhou papel de destaque na elaboração da doutrina comunista. Nasceu em 28 de novembro de 1820 e morreu em 5 de agosto de 1895. Era filho de um rico industrial de Barmen (Alemanha), é o principal colaborador de Karl Marx na elaboração das teorias do materialismo histórico.
    Na juventude, fica impressionado com a miséria em que vivem os trabalhadores das fábricas de sua família.
    Quando estudante, adere a idéias de esquerda, o que o leva a aproximar-se de Marx. Assume por alguns anos a direção de uma das fábricas do pai em Manchester e suas observações nesse período formam a base de uma de suas obras principais: A situação das classes trabalhadoras na Inglaterra, publicada em 1845.
    Muitos de seus trabalhos posteriores são produzidos em colaboração com Marx, o mais famoso deles é o Manifesto Comunista (1848). Escreve sozinho, porém, algumas das obras mais importantes para o desenvolvimento do Marxismo, como 'Ludwig Feuerbach e o fim da filosofia clássica alemã', 'Do socialismo utópico ao científico' e 'A origem da família, da propriedade privada e do Estado'.»
    Adam Smith ainda viveu o suficiente, com vimos, para tomar conhecimento do início da Revolução Liberal Francesa.
    Karl Marx e Friedrich Engels não viveram osuficiente para tomarem conhecimento
    da primeira revolução feita com base nas suas teorias, que foi a Revolução Russa de Outubro (segundo o calendário romano-gregoriano) de 1917, liderada pelo político russo Lenine.
    A derrocada do regime soviético fundado por Lenine nos finais do século XX, por implosão (acelerada por Gorbachev e por Ieltsin, ambos ex-militantes comunistas) provocou uma Recessão profunda no pensamento de Esquerda,não só na Esquerda comunista, como também no pensamento chamado de Socialista Democrático, associado na Internacional Socialista ou mais ou menos próximo.
    Hoje, nos começos do ano 2008 continua essa crise do Pensamento de Esquerda, face aos avanços do neoliberalismo.
    Se o liberalismo de Adam Smith era revolucionário no seu tempo, o neoliberalismo, no século XXI é exactamente o contrário, é contra-revolucionário.
    As ideias de Adam Smith iam contra os interesses da alta nobreza e do alto clero que dominavam quase toda a Europa. As ideias de Adam Smith, nos começos do século XXI servem os interesses da alta burguesia que domina o Mundo, sem olhar a meios.
    É na reconstrução da chamada Inteligência Ética, que se deve concentrar a esquerda contra a Barbárie neoconservadora e contra a Barbárie neoliberal.
    Não esqueçamos que os neoliberais europeus aderiram à Rede de Rapto Tortura e Assasssinato Guantánamo e Sucursais, baseados na sua lógica ideológica.