Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

segunda-feira, setembro 22, 2003

  • OS MECANISMOS DA ESPERANÇA


    Ter esperança no futuro é muito importante para o bem-estar pessoal e para o empenhamento no trabalho.
    D. Afonso Henriques decidiu fundar uma nação e conseguiu. Por isso somos portugueses.
    A entrada para a União Europeia e a ligação do nosso futuro a outros povos, foi um grande passo em frente, que não põe em causa a nossa identidade nacional. Estamos lá e é importante fazermos comparações com os outros países da UE, para que possamos ter a esperança de que o nosso nível de vida se aproximará dos países mais desenvolvidos.
    A primeira comparação, geralmente, é com a Espanha, pois é o país mais próximo. De um modo geral os espanhóis ganham mais que nós.
    A interpretação feita por este governo das soluções possíveis para serem cumpridos os parâmetros exigidos para a permanência na chamada zona euro é bastante infeliz.
    Dos erros que comete atira as culpas para outros e cria uma sensação de ausência de esperança no futuro.
    Para a retoma da economia é importante ter esperança no futuro.
    Aqueles que têm meios para investir retraem-se. Os que trabalham por conta de outrem começam a sentir-se cada vez mais inseguros.
    Qual a solução mágica para o governo PSD-PP? – Salários baixos.
    A existência de salários baixos, se no curto prazo beneficia as empresas, a médio prazo é um mal para toda a economia, não só para os que ganham pouco. Havendo menos dinheiro para fazer compras há uma retracção do mercado interno. A empresa X paga maus salários, mas não vende mais porque há pouco dinheiro para comprar os produtos que coloca no depauperado mercado interno.
    A falta de dinheiro para fazer compras cria um ambiente recessivo, bastante cinzento.
    Algumas pessoas vêem no investimento dos espanhóis (castelhanos e outros) uma ameaça.
    A presença na União Europeia exige capacidade de gestão empresarial, que não é propriamente jogar muito bem golfe e pagar maus salários..
    È preciso investir nas novas tecnologias, aumentar a produtividade através da modernização dos equipamentos. A rentabilidade do trabalho depende muito da utilização de modernos equipamentos.
    Erradamente, este governo vê como solução a baixa salarial generalizada, que cada vez mais vive associada a equipamentos antiquados, obsoletos.
    Bons equipamentos e formação profissional adequada possibilitam boa rentabilidade com bons salários, que por sua vez dinamizam o mercado interno. Uma situação destas dá esperança no futuro.
    Um problema base que torna os horizontes cinzentos é a evasão fiscal generalizada. É uma grande injustiça, distorce a concorrência penalizando as empresas cumpridoras e desmoralizando fortemente os trabalhadores por conta de outrem, que não podem fugir ao fisco e pagam mais impostos para compensar o que não pagam os fervorosos praticantes da evasão fiscal.
    Sem a solução do problema que é a evasão fiscal generalizada o futuro continua sombrio para os cumpridores. Sem a modernização dos equipamentos das empresas sentimo-nos no Terceiro Mundo.
    Este governo PSD-PP é bom para nos tirar a esperança no futuro, nisso é mesmo bom!