Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sábado, outubro 15, 2005

  • A PROLETARIZAÇÃO E A INDIFERENÇA

    Por toda a Europa as vozes das direitas defendem o regresso ao capitalismo selvagem do século XIX. É a chamada proletarização das classes assalariadas.
    Trata-se do regresso ao capitalismo do tempo de Karl Marx, quando a Alemanha tinha um crescimento muito grande à custa de salários miseráveis.
    A Esquerda anda desorientada por quase toda a Europa, incluindo a França e a Alemanha. Não tem uma ideia clara da justa medida entre o desejável e o possível.
    Há políticos da Direita que querem passar para a posteridade. Mas o que é a posteridade? Daqui por cinquenta mil anos, se a Humanidade ainda existir o que pensará do século XXI? O que recordará do século XXI?
    O Modelo Social Europeu era colocar o operariado ao nível das chamadas classes médias. Agora a palavra de ordem é a reproletarização e repauperização das classes operárias e também das classes médias. É o retrocesso civilizacional, mas ele já começou na União Europeia. Até onde irá o declínio?
    O interesse pela vida implica direitos, qualidade ética e qualidade ecológica de vida, segurança.
    Em Democracia é difícil uma minoria protegida pela sorte cavalgar em cima da grande maioria da população.
    Perante a crise da nossa civilização os umbiguistas defendem a sua neutralidade quando a insegurança social se está a generalizar. Olham para o seu umbigo, só isso lhes interessa, o seu egoísmo é neutralista, não querem saber dos problemas dos outros.
    Há ainda outros que parece que estão à espera que um qualquer Godot apareça e lhes resolva os problemas.
    A Liberdade existe, há que aproveitá-la, há que fazer uso dela.