Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sexta-feira, abril 16, 2004

  • CRÍTICA AO BLOG BARNABÉ

    "Barnabé – A TVI da blogosfera!
    “Boa noite, eu sou o Daniel Oliveira e este é o Barnabé!”

    É assim que, cada vez mais, eu encontro o Barnabé que, quando o comecei a ler, confesso, até era um blogue aceitável, parcial como se espera e como são todos, e todos têm de ser, mas bastante aceitável.
    Antes de mais, tudo que eu vou dizer não tem absolutamente nada a ver com a ideologia assumida no Barnabé, nem tampouco com o partido que o escuda.
    Não sou de esquerda, é um facto, não sei se serei de direita, é outro facto, tenho imensas dúvidas sobre tudo e sobre todos.
    Acima de tudo, detesto a mediocridade e este mundo de arrivistas e videirinhos em que cada vez mais sobrevivemos.
    Foi para ajudar a lutar contra isso que nasceu este blogue.
    Ora, nesta perspectiva, sucede que hoje, e particularmente no que toca aos posts do Daniel, o Barnabé está inchado do mais ignóbil populismo demagógico. Como uma espécie de Paulo Portas ao espelho – só que ainda com mais recurso ao lugar comum, à ideia fácil, ao que soa bem, ao que é bom de ouvir, à descontextualização e à suprema intolerância.
    Se um blogue tivesse pernas era vê-los de feira em feira a dar o beijinho da praxe à D. Bitória.
    Cheios daquilo que, por cartilha lida e relida, eles mesmo tanto criticam.
    E começa a ficar tão inchado que qualquer dia rebenta de tanta verdade.
    Porque, sim, para quem não sabe, tivesse este blog-boy carro para rodar e o destino o levasse à Figueira, tínhamos PM – pois se ele nunca se engana e raramente tem dúvidas.
    E quem não tem dúvidas, tresanda!
    Porque a certeza cheira mal e faz o mundo rodar em ponto morto.
    Em suma: histórias de faca e alguidar a armar ao pingarelho e doutrina pimba a armar ao intelectual. Tudo em quantidades exageradas.
    Assim é o Barnabé.
    Concluindo: e para que não me venham com essa, “que o blogue é do rapaz e ele escreve o que quiser” digo já que, pois sim senhor, ele escreve o que quiser mas não me tirem a mim o direito de criticar.
    Assim como o “Barnabé” organizou uma petição para mandar o José Manuel Fernandes para o Iraque, eu posso perfeitamente organizar petição idêntica para mandar o Daniel de Oliveira e sua equipe para semelhante paragem.
    Assim como não estou livre que alguma alma faça o mesmo por mim.
    Goste-se ou não são as regras do jogo actual e é com elas, até se encontrar melhor, que temos que conviver.
    Em suma, já sei a resposta à pergunta! Já sei o que tem o Barnabé de diferente dos outros.
    Tem tudo isto que acima deixei e a conjugação em que isso se consubstancia – uma suma mediocridade.
    E isso irrita-me!
    E como disse há muito pouco tempo, em contribuição itálica para o BdE “Neste mundo de hoje o que mais interessa é distinguir os Medíocres (M) dos Não-Mediocres (NM). Desabafo, pois, sobre algo que sempre me atormentou, que me vem atormentando de forma mais aguda ultimamente, algo que me enraivece até às lágrimas, que me tolda o espírito, que me altera o humor até ao Prozac: a Mediocridade! O mundo parece, cada vez mais, estar cheio desses pequenos répteis, repelentes e asquerosos que vêem o mundo por entre duas palas de orientação, como burros de carga que na realidade são. E eu, estupidamente, deixo-me incomodar com eles, com os seus olhares entupidos, com os seus sorrisos vazios, com as suas gargalhadas sonoras, com a seborreia com que me engraxam os sapatos. E o problema começa a ser sério e grave, pelo menos para mim que não consigo passar por cima da merda, acabando sempre por pisá-la. Fico ali, a fazer pontaria e lá vai. Não consigo ignorar, não consigo olhar adiante, fico a remoer naquilo, horas a fio. Fico a imaginar como me saberia bem ter dito isto, feito aquilo. Até se me arrepiar a espinha e depois vocifero. Impreco!”.
    Pois neste caso e para não ficar com azia, aqui fica este post.
    Quanto mais não seja, e pouco mais será, marco posição.

    afixe"

    Publicado por Afixe em 05:00 PM | Comentários (18) | TrackBack (0)
    (In Blog Afixe)