Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

domingo, fevereiro 24, 2008

  • RAUL CASTRO É O NOVO CHEFE DE ESTADO DE CUBA


    Esperamos que Raul Castro modifique o regime, de modo a conciliar Igualdade com Liberdade.




    «Raúl Modesto Castro Ruz (Birán, Holguín, 3 de Junho de 1931) é um político cubano, primeiro membro do Conselho de Estado de Cuba. Ele é o irmão mais jovem do ex-presidente cubano Fidel Castro e ocupa os seguintes cargos: presidente, vice-presidente do Conselho de Ministros, primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, vice-secretário do Politburo e do Comitê Central do Partico Comunista de Cuba (PCC), e Supremo General das Forças Armadas (Exército, Marinha e Força Aérea), e actual primeiro na Chefia de Comando.
    Em 31 de julho de 2006, Raúl Castro assumiu o cargo de presidente do Conselho de Estado durante a transferência temporária de poder em virtude da enfermidade de Fidel Castro.
    Ele ocupa actualmente os cargos de vicepresidente do Conselho de Ministros, é primeiro vice-presidente do Conselho de Estado de Cuba, vice-secretario do Politburó e Comitê Central do Partido Comunista de Cuba (PCC), e general máximo das Forças Armadas (Exército, Marinha, Aeronáutica), primeiro Comandante em Chefe e desde de 19 de Fevereiro de 2008 o cargo de Presidente[1], cargo ocupado segundo o artigo 94 da Constituição Cubana que estipula que o primeiro vice-presidente do Conselho de Estado, cargo ocupado por Raúl Castro até então, assume as funções presidenciais em caso de incapacidade ou falecimento do presidente.
    Antes de 1959
    Raúl é o mais jovem entre os três irmãos de Fidel Castro. Os três foram expulsos do primeiro colégio que freqüentaram. Da mesma forma como Fidel, mais tarde Raúl ingressou no Colégio Jesuíta de Dolores em Santiago de Cuba, e no Colégio de Belén em Havana. Raúl estudou Ciências Sociais. Ao contrário de Fidel, Raúl era um socialista convicto e se uniu à Juventude Socialista, afiliada ao Partido Comunista Cubano, de tipo soviético, então chamado Partido Socialista Popular (PSP).
    Os irmãos participaram activamente de algumas manifestações estudantis violentas. Em 1953, Raúl foi um dos integrantes do Movimiento Revolucionario 26 de Julio, que atacou o Quartel de La Moncada. Como pena, passou 22 meses na prisão. Durante seu posterior exílio no México, participou dos preparativos da expedição Granma, desembarcando em Cuba em dezembro de 1956.
    Ele conheceu Ernesto "Che" Guevara no México e ele introduziu-o ao círculo revolucionário de Fidel. Raúl também entrou em contacto com o agente soviético da KGB Nikolai Leonov. Ambos teriam se conhecido durante uma viagem por países do bloco soviético. Esta relação persistiria até os irmãos Castro tomarem o poder em Cuba.
    Como combatente do exército rebelde, tomou parte da campaha de Sierra Maestra, a 27 de fevereiro de 1958 e foi nomeado comandante e teve como missão cruzar a antiga província de Oriente, liderando uma coluna de guerrilheiros, para abrir a "Frente Este Frank País" até o noreste.
    Depois de 1959


    Raúl Castro, e presidente Lula
    Raúl Castro Ruz passou a formar parte da Direção Nacional das Organizações Revolucionárias Integradas, e do Partido Unido da Revolução Socialista de Cuba. Ele é o segundo secretário do Comité Central do Partido desde que foi promulgada a primeira constituição em outubro de 1965 e Segundo Comissário da Assembléia Nacional do Poder Popular desde sua criação em 1976.
    Raúl é também primeiro Vice-presidente dos conselhos de Estado e de Ministros, ministro e general máximo das Forças Armadas Revolucionárias desde 1959.
    Papel na Cuba pós-castrista
    É incerto o futuro de Raúl no governo em caso da morte de Fidel Castro.
    O artigo 94 da Constituição Cubana diz que em caso de incapacidade, enfermidade ou morte do presidente do Conselho de Estado, é o primeiro vice-presidente quem deve assumir as tarefas presidenciais, as quais Raúl ocupa desde 19 de Fevereiro de 2008, com a incapacidade de Fidel Castro a forçar a sua retirada do governo, devido a doença prolongada.
    Supondo que a sucessão ocorre como determina a Constituição, Raúl, como comandante das Forças Armadas, estará em melhores condições de enfrentar qualquer eventual insurreição que ameaçasse o governo.
    Há quem acredite que Raúl nunca será verdadeiramente Presidente de Cuba. Raúl está com idade, é possível que seu mandato seja breve. Além disso, a presença de pessoas mais jovens no governo pode ser um motivo para um afastamento prematuro da presidência por parte de Raúl Castro»