Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

terça-feira, fevereiro 19, 2008

  • FIDEL CASTRO ABANDONOU O PODER

    O MÍTICO E CONTROVERSO REVOLUCIONÁRIO CUBANO DIVIDE AS ESQUERDAS NA SUA APRECIAÇÃO



    (Fidel Castro conversando com o Presidente da República do Brasil Lula da Silva)



    «Fidel Alejandro Castro Ruz (Birán, Holguín, 13 de Agosto de 1926) foi o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e presidente dos Conselhos de Estado e de Ministros (presidente da República) de Cuba, a qual governou de 1959 a 2008 como chefe de governo e de 1976 a 2008 como chefe de estado.

    Ele anunciou no jornal do partido comunista Granma que tinha decidido se aposentar da sua posição como presidente de Cuba em 18 de fevereiro de 2008.

    Para seus defensores, Castro representou o herói da revolução social e a garantia de repartição equitável da riqueza no país, devido a sua política socialista. Para seus adversários, internos e externos, no entanto, Castro foi um líder de regime ditatorial baseado numa política de partido único. Foi um líder bastante contestado e também admirado internacionalmente, principalmente pela sua ideológica e forte resistência às influências comerciais e sociológicas dos Estados Unidos da América.

    Mais objetivamente pode-se dizer que o regime de Fidel cerceou a democracia e os direitos humanos, mas melhorou qualidade de vida do povo cubano.»