BARACK OBAMA VERSUS HILLARY CLINTON
Quer queiramos quer não o grande acontecimento para as Américas, para a chamada Civilização Ocidental e para outros povos é a escolha entre Barack Obama e Hillary Clinton pelos democratas.
Quer BaracK Obama quer Hillary Clinton podem vencer o republicano John McCain e ascender à presidência dos Estados Unidos.
Tanto Barack Obama como Hillary Clinton representam a ruptura com uma tradição de séculos.
«Hillary lidera corrida democrata em Ohio e Pensilvânia, diz pesquisa
A senadora por Nova York Hillary Clinton está à frente de seu rival, o senador por Illinois Barack Obama, em Ohio e na Pensilvânia, dois Estados cruciais para as próximas primárias na corrida pela candidatura presidencial dos EUA, que já se aproxima da reta final.
Ohio, Rhode Island, Texas e Vermont votarão em 4 de março. Já os eleitores da Pensilvânia irão escolher seus candidatos em primárias que serão realizadas no dia 22 de abril.
Hillary, que perdeu oito votações consecutivas para Obama, lidera em Ohio com 55% contra 34% de ser rival, segundo o estudo do Instituto de Pesquisas da Universidade de Quinnipiac.
Um total de 56% das mulheres democratas do Estado apóiam Hillary, contra 30% que preferem Obama. Entre os homens, Hillary é apoiada por 52%, contra 42% de Obama.
Entre os democratas brancos, Hillary lidera com 64% contra apenas 28% de seu rival. Mas a maior parte dos eleitores negros --64%-- prefere Obama a Hillary, que é apoiada por 17%.
"Ohio é um bom local de votação para Hillary", disse Peter Brown, oficial do Instituto de Pesquisas da Universidade de Quinnipiac, em um comunicado.
Na Pensilvânia, de acordo com a pesquisa, Hillary lidera com 52% contra 36% de Obama.
A pesquisa em Ohio foi realizada com 1.748 eleitores e tem margem de erro de 2,3 pontos percentuais para cima ou para baixo.
No estudo na Pensilvânia, foram entrevistados 1.419 eleitores, com margem de erro de 2,6 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Em comparação entre Obama, Hillary e do senador pelo Arizona John McCain, que lidera a corrida republicana, McCain aparece com 44%, contra 43% de Hillary e 40% de Obama.
Na Pensilvânia, Hillary aparece à frente de McCain com 46%. Obama teria 42% contra 41% de McCain.
A pesquisa do Instituto de Pesquisas da Universidade de Quinnipiac foi realizada entre os dias 6 e 12 de fevereiro.
Republicanos
Do lado republicano, McCain tenta convencer os republicanos conservadores a apoiá-lo.
O senador pelo Arizona é considerado liberal demais em relação a algumas questões --como a imigração ilegal e os direitos gays-- pela ala mais conservadora do partido.
As vitórias de McCain em Maryland, Virgínia e Washington, D.C., na terça-feira (12), o ajudaram a superar as derrotas sofridas para Mike Huckabee no último fim de semana.
McCain lidera a corrida pela nomeação republicana com 843 delegados, contra 242 de Huckabee, que é ex-governador do Arkansas e pastor batista.
Um total de 1.191 delegados são necessários para obter a nomeação do partido em St. Paul (Minnesota). Segundo analistas, McCain pode obter este número até abril.
O republicano, que cumpre o quarto mandato como senador pelo Arizona, se concentra agora em críticas a Obama e sua mensagem de "fé e esperança". Mc Cain critica o senador pelo Illinois por sua "falta de experiência" --ele ocupa pela primeira vez o cargo no Senado.
"Encorajar um país apenas com retórica, em vez de idéias concretas e comprovadas não é uma promessa de esperança, é uma superficialidade", disse McCain em referência a Obama.»
(In Folha de S. Paulo o. l.)