Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sexta-feira, novembro 09, 2007

  • MAIS PETRÓLEO DESCOBERTO NO BRASIL

    O Brasil descobriu um grande poço de petróleo. A empresa portuguesa «Galp Energia» associada à Petrobrás nesse empreendimento viu as suas acções valorizarem, acentuadamente, na Bolsa de Valores de Lisboa.


    «A Petrobras anunciou que o campo de Tupi, na bacia de Santos (SP), tem um volume estimado de até 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural, que pode representar até 60% de tudo que o país já descobriu. Segundo a estatal, as reservas do Brasil somam 14,4 bilhões de barris. Dilma Rousseff, potencial candidata à sucessão presidencial, fez o anúncio.» (In «Folha de S. Paulo»)


    «Bacia de Santos – Foi descoberta no Brasil, mo Atlântico, uma reserva de petróleo gigantesca que produzirá entre cinco a oito biliões de barris de petróleo.

    A reserva de petróleo, agora descoberta no campo de Tupi, na Bacia de Santos fez disparar acções da Galp, parceira da petrolífera brasileira, cuja cotação está a valorizar 21 por cento, e coloca o Brasil na linha da frente dos produtores mundiais desta energia.

    «A confirmar-se a extensão da reserva, o Brasil passará à condição de país exportador de petróleo», anunciou a ministra brasileira Dilma Rousseff.

    A dimensão da reserva representa mais de 40 por cento do total de petróleo descoberto no país nos últimos 50 anos, no entanto, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, salvaguarda que «Não há ainda uma estimativa definida de quanto possa haver em toda a extensão da camada Pré-Sal».

    A região do Pré-Sal é detida em 65 por cento pela petrolífera brasileira, Petrobras 25 por cento pelo BP Group e 10 por cento pela GALP Energia.»