Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

domingo, maio 27, 2007

  • DESPORTO EM TEMPO DE CRISE

    O momento mais alto em termos éticos da chamada Civilização Ocidental foi durante a presidência de Clinton nos Estados Unidos. Atenção, desde que a Humanidade existe.
    Não há motor de pesquisa na Internet ou arquivo em papel que nos mostre o contrário.
    Depois dessa presidência tem sido o descalabro geral.
    O desporto é um meio de evasão das desgraças do quotidiano. Já as elites dos romanos diziam que para manter o apoio da plebe não bastava a plebe comer bem, era necessário espectáculo. «Pão e Circo», diziam as elites romanas, eram as duas coisas necessárias para a obtenção do apoio da plebe. A plebe precisava de pão e de circo.
    Abaixo dessa plebe livre estavam os escravos que sustentavam a economia. A economia funcionava, o ‘euro’ da altura era o sestércio, mas as preocupações éticas não eram muito grandes – os escravos que se lixassem e que trabalhassem. E depois, em vez do futebol tinham as lutas de gladiadores, até à morte, que eram muito emocionantes para quem via…
    O “Circo” de hoje é o futebol, que foi inventado pelos ingleses.
    Mas o futebol é muito mais que o Circo em Roma. Tornou-se um meio de competição pacífica universal e também um meio de convivência.
    O Brasil, que em termos de política externa é dos países mais pacíficos do Mundo, lidera o ranking da qualidade no futebol, nos últimos tempos.
    Em Portugal o Sporting venceu hoje a Taça ao derrotar o Belenenses por 1-0, curiosamente, através de um golo marcado pelo brasileiro Liedson.
    A concorrência mais credenciada já tinha ficado pelo caminho – o Porto, que venceu o campeonato, foi eliminado pelo Atlético, da 2ª divisão, no Estádio do Dragão e o Benfica, que ficou em terceiro lugar no campeonato, foi eliminado na Póvoa, pelo Varzim. O futebol é um jogo de 11 contra 11 e há sempre imprevistos. Se não houvesse imprevistos não valia a pena haver jogos, “porque ganhava o favorito, mesmo sem o jogo se realizar”.
    Os ingleses do Liverpool perderam a Liga dos Campeões da Europa frente aos italianos do Milão. Fora do campo, na Grécia, combateram a pontapé e a murro as claques do Liverpool e do Milão. Os ingleses perderam o jogo (porque sofreram dois golos e só marcaram um), mas ‘terão ganho’ nas ‘batalhas das claques’.