Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quarta-feira, julho 05, 2006

  • PORTUGAL PERDEU COM A FRANÇA POR 1-0

    Ricardo Carvalho defesa central do Chelsea e campeão da Inglaterra, cometeu dois erros seguidos, que decidiram o jogo. Primeiro não foi capaz de desarmar Thierry Henry o avançado do Arsenal de Londres, e depois cometeu falta sobre o jogador da França.
    Ricardo ainda se lançou para o lado certo, mas Zidane marcou muito bem o penalty.
    Mas, Portugal não marcou nenhum golo, deu a sensação de que a equipa portuguesa já estava satisfeita por ficar entre as quatro melhores.
    Nunca dominou o jogo ao ponto de mostrar que queria mesmo ganhar. Portugal fez lembrar o Brasil. Faltou-lhe ambição ganhadora.
    Luís Figo não teve a eficiência necessária para empatar o jogo quando cabeceou por cima da barra, depois de Barthez largar a bola após um excelente livre de Cristiano Ronaldo.
    O árbitro foi pressionado pelos franceses, antes do jogo, para não marcar faltas a favor de Portugal e não marcou um penalty sobre Cristiano Ronaldo.
    O brasileiro e português ao mesmo tempo Deco, que tem dupla nacionalidade, foi Campeão de Espanha e Campeão Europeu de clubes pelo Barcelona, ao lado de Ronaldinho Gaúcho. A eficiência de Deco no Barcelona não se viu no jogo Portugal-França, assim como não se viu a eficiência de Ronaldinho Gaúcho no Brasil-França. A falta de inspiração de Deco sentiu-a Portugal, assim como o Brasil sentiu a falta de inspiração de Ronaldinho Gaúcho.
    Mas o factor decisivo da derrota portuguesa foi a falta de ambição da equipa de Portugal, exactamente o mesmo que aconteceu com o Brasil. Quem mostrou mais ambição foi o guarda-redes Ricardo quando, perto do final, foi para a área da França, num canto.
    Globalmente, a França mereceu vencer, porque aproveitou os dois erros seguidos de Ricardo Carvalho, e depois defendeu-se bem. Portugal mereceu perder quando Luís Figo cabeceou para fora, com a baliza à sua mercê. Em alta competição, são estes pequenos pormenores que decidem um jogo - os dois erros seguidos de Ricardo Carvalho, e depois o erro de cabeceamento de Luís Figo.