Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sábado, julho 08, 2006

  • O JOGO DE ONTEM – A LIBERDADE CONTRA A CENSURA

    OCIDENTE – OS ADEPTOS DA LIBERDADE CONTRA OS ADEPTOS DA CENSURA

    Este blog baseia-se na reflexão sobre a Civilização Ocidental a partir do seu interior.
    A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL é um conceito difícil de definir, pois baseia-se na Geografia deturpada.
    Da maneira mais simplista dizem que é a NATO, isto é Os Estados Unidos, o Canadá e os países europeus que fazem parte da NATO. Mas dir-se-à – a Turquia faz parte da NATO e é mais um país da Ásia que da Europa.
    Depois George W Bush falou da «Velha Europa» e da «Nova Europa», assim a «Velha Europa» seriam os países europeus mais para Ocidente, os que nunca fizeram parte do Pacto de Varsóvia. Assim a Polónia como já fez parte do Pacto de Varsóvia (assinado como o nome indica na capital da Polónia) já não faria parte da Civilização Ocidental, porque faria parte da «Nova Europa», e assim a Civilização Ocidental seriam o Canadá, os Estados Unidos e a «Velha Europa», isto é, a Civilização da Europa Ocidental.
    Mas se formos pela Geografia, considerando o hemisfério Norte e o hemisfério Sul, todo o Continente Americano do Canadá à Argentina pertence ao Ocidente, logo à Civilização Ocidental. Este conceito não é pois muito objectivo.
    E depois a África Ocidental também faria parte da Civilização Ocidental, em oposição à África Oriental. Este conceito de Civilização Ocidental é pois pouco preciso na lógica geográfica.
    A língua portuguesa está espalhada pelo mundo, pois, pois além de ser a língua de Portugal é a língua oficial do Brasil, de Angola, de Moçambique, da Guiné-Bissau, de Cabo Verde, de S. Tomé e Príncipe, e de Timor. Depois ainda os portugueses e os brasileiros emigrantes estão espalhados por todos os continentes. Esta dispersão pelo Mundo dos portugueses e dos brasileiros (e também começa a verificar-se significativa emigração dos angolanos) torna possível, que pessoas de língua portuguesa possam ligar para qualquer blog de língua portuguesa, de todos os continentes.
    Bem, a nossa perspectiva é uma análise crítica dos países da NATO, em primeiro lugar, uma crítica interna à Civilização Ocidental do hemisfério Norte, e a seguir um olhar para o Brasil e para os outros países da América Latina.
    Ora, há outras civilizações com outros padrões culturais, e quando isso acontece a comunicação entre Civilizações diferentes deve ser pela via diplomática, e não através da Guerra e da Tortura como tem sido feito com o Iraque.
    NA CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL DO HEMISFÉRIO NORTE há a tendência para a defesa da LIBERDADE de criticar as OUTRAS Civilizações, e ao mesmo tempo a tendência para a CENSURA PARA QUEM CRITICA A CIVILIZAÇÃO OCIDENTAL DO HEMISFÉRIO NORTE, nomeadamente a partir do seu interior.
    A nossa luta é contra os ADEPTOS da CENSURA às Críticas à Civilização Ocidental do Hemisfério Norte, a partir do seu interior.








    Às 13h 11min em Portugal