Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

domingo, maio 14, 2006

  • QUESTÕES SOBRE O ABOMINÁVEL LIVRO DAS NEVES

    Agora que o Abominável Livro das Neves está mais divulgado surgem questões a que há que responder.

    1) A Utopia é uma ilha imaginária descoberta pelo português imaginário Rafael Hitlodeu, tudo isto segundo a imaginação do inglês Thomas More (de origem
    italiana).

    2) A acção do Abominável Livro das Neves pretende atingir os maiores tabus da Civilização Ocidental.
    Ora sendo Portugal um dos países mais antigos dessa Civilização Ocidental a ideia foi imaginar um país parecido com Portugal a ser visitado por pessoas de outros continentes, representando características dessa Civilização Ocidental exteriores à Europa.
    Algumas paisagens são de Portugal, mas outras nada têm a ver com Portugal. A certa altura foi necessário sair totalmente da semelhança com Portugal.
    A tal aristocracia de traidores teve como base Portugal, visto que era necessário que fosse de um país bastante antigo.
    Depois há situações que exigem o recurso ao imaginário de quem o lê, e que, por isso, ao observar algumas personagens quem lê enquadra-as no seu próprio imaginário.

    3) Há de facto uma personagem acentuadamente racista, mas não são todas.
    Há também muitas condenações do racismo.
    Há uma na página 157 muito explícita


    4) Quanto a ter observado algum anti-semitismo isso surge num determinado contexto de um capítulo.
    No entanto a personagem que faz observações um pouco nesse sentido também tem conversas sobre fogueiras que subentendem a condenação da Inquisição que tinha como alvos principais os judeus e as bruxas.
    Mas há quem condene explicitamente o nazismo na página 125.



    5) A versão que pretende ser acabada da primeira fase do livro é a versão 5 (cinco), que altera alguns pormenores e que estruturalmente só altera a questão sobre o Doutoramento em Direito, tema que fica mais explicitado.

    6) Mas há que não esquecer que um dos temas centrais do livro são os abusos do Poder por parte do Estado, na linha de «O Processo» de Franz Kafka, melhor, dos Estados.
    No Abominável Livro das Neves é mostrado como esses abusos do Poder não são exclusivos das ditaduras, mas que ocorrem também em Democracia. Questiona pois o conceito actual de Democracia e os abusos do Poder a ele inerentes. O conceito de Democracia não pode ser estático tem que evoluir. E essa evolução só é possível se houver crítica.

    7) A questão CHAVE dos SONHOS e das REALIDADES CHOCANTES está directamente ligada à subversão de determinados factores CULTURAIS NO OCIDENTE que leva a consierar inceitáveis as palavras da ficção erótica e «muito aceitáveis e modernos» MUITOS ABUSOS DO PODER COMO A TORTURA E A PENA DE MORTE. Essas palavras estão lá como MEIO DE CHOCAR e levar à reflexão sobre o que deve mesmo chocar.

    8) Os NEGROS foram durante séculos os mártires da Civilização Ocidental, que os tratou como animais que os ESCRAVIZOU, que, mesmo depois do fim da ESCRAVATURA, durante muito tempo lhes recusou o Direito de Voto.
    Ora o FEITICEIRO NEGRO é a subversão das ideias imperialistas colonialistas do Ocidente que oprimiu brutalmente os negros.
    No Abominável Livro das Neves um FEITICEIRO NEGRO controla a vida de elementos das classes altas de raça branca. É a subversão das ideias racistas e imperial-colonialistas, por exemplo de Kipling. Exprime a chamada Revolta Cultural dos Negros.

    RS
    ME