Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sexta-feira, junho 10, 2005

  • A ÉTICA CRISTÃ E OS ESCRÚPULOS DOS CAPITALISTAS

    Para comprendermos o triunfo da mais alta burguesia, do século XX, é útil analisar o percurso existencial dos dois mais bem sucedidos capitalistas portugueses, dos finais do século XX:
    1) O mais rico entre os mais ricos, já falecido, foi o maior sucesso individual do capitlismo português dos últimos tempos. Toda a gente informada sabe o nome dele.
    Contrariando os defensores da meritocrcia testada pelos graus académicos este homem, o melhor gestor de todos, não frequentou nenhuma universidade, sendo o seu grau académico o da conclusão de ensino secundário.
    Mas, há sempre um mas, foi acusado pelos irmãos de os ter roubado, fazendo-os cair numa armadilhada, por estes não serem suficietemente desconfiados. Foi o caso da Hernça S..., um caso que ilustra os escrúpulos do capitalismo.
    Não somos nós que dizemos que a acumulação inicial do capital resultou de um roubo inter-familiar, foram os irmãos desse capitalista que o acusaram de roubo...
    2) Nem os mais ricos são imortais, têm todas as debilidades inerentes à condição humana. Desaparecido o capitalista número um destronado pela morte, o número dois passou a número um.
    Originário de uma classe desfavorecida, este através da tal meritocracia, com base nos graus académicos, foi subindo na vida, através de estudos universitários, apoiados pelo respectivo patrão.
    Mas há outro mas, foi acusado pela família do tal patrão que apoiou os seus estudos de extorsão.
    Falecido o tal patrão, a fortuna foi herdada pela viúva, intelectualmente pouco dotada e psicologicamente abaladíssima pela morte do marido.
    Não somos nós que dizemos que houve um acto de extorsão, a uma mulher debilitada, por outras palavras uma burla, por abuso de confiança. Quem o disse foram os familiares do tal patrão generoso.
    Segundo os familiares, a senhora muito debilitada foi chantageada e acabou por dar a parte essencial das acções ao chantageador. Se fosse uma pessoa psicologicamente sólida, despedia, sumariamente, o chantageador e arranjava, de imdediato outro gestor para o lugar dele, isto dizem os familiares da senhora.
    Ora estes dois casos mostram a moral, a ética e os escrúpulos de dois grandes capitalistas...
    Será que devemos desconfiar dos argumentos dos grandes capitalistas?????...