Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quarta-feira, abril 07, 2004

  • A ESQUERDA E O DESENCANTO


    A maior parte da esquerda portuguesa não pertence a nenhum partido político e boa parte vota na abstenção em muitas eleições. A abstenção é como o voto em branco – o desencanto.
    As principais razões da intervenção política na blogosfera de alguma esquerda não partidária estão ligadas ao facto de a Direita Portuguesa ter ido longe demais ao envolver-se na colonial invasão-ocupação do Iraque – longe demais!
    Até Freitas do Amaral esteve, claramente, contra!
    José Saramago ao pôr em primeiro plano o voto em branco veio suscitar um debate sobre os alicerces da DEMOCRACIA, mas a conclusão parece ser que mais vale o voto útil contrariado que a abstenção ou o voto em branco. Quem melhor analisou esta questão foi o blog Causa Nossa, através do desencantado Vital Moreira e do realista Vicente Jorge Silva.
    Vital Moreira é um dos melhores exemplos de dissidência coerente dentro da esquerda portuguesa – continua a ser de esquerda e não virou PSD-cavaquista como Zita Seabra.
    Já praticamos a abstenção, mas todos reconhecemos que foi um erro, é mais correcto, na prática, votar no mal menor!
    Em termos de consciência individual é mais correcta a abstenção e o voto em branco, mas prejudica o colectivo.
    Quem não votou em Jorge Sampaio, nem no candidato presidencial da Direita tem as mãos limpas na bárbara invasão-ocupação colonial do Iraque. Quem votou em Jorge Sampaio sente o amarguíssimo sabor da desilusão e sente-se cúmplice da barbárie que se tem abatido sobre o povo do Iraque – é o meu caso!
    Mas tem razão Vicente Jorge Silva quando diz que se deve escolher o mal menor – cartão vermelho a Aznar, cartão amarelo a Raffarin. Mesmo que não gostemos do candidato a presidente dos EUA Kerry, ele é um factor de esperança.
    Custa escolher votar em alguém com quem não concordamos, mas é melhor o mal menor do que o mal pior!!!
    Tal como a Direita a Esquerda Portuguesa também é mesquinha, contraditória, censória, compadrística, mais puritana e censória que a própria Direita (basta ler o livro direitista «O meu Pipi» para var que a Direita é menos Censória e menos Puritana que a Esquerda Oficial Portuguesa!!!) e alguns políticos eleitos pela esquerda sacrificam os princípios da mesma esquerda à sua carreira pessoal, como é o caso, agora do PR Jorge Sampaio a última grande desilusão da esquerda portuguesa, mas o candidato da direita conseguiria ser ainda pior! Mais vale votar no mal menor do que abster-se ou votar em branco!