Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sexta-feira, março 07, 2008

  • O PR DE PORTUGAL NO BRASIL

    Cavaco SILVA e Lula da SILVA podem ter um antepassado remoto comum.




    «Lula e Cavaco participam das cerimônias dos 200 anos da chegada da corte portuguesa


    Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, participam nesta sexta-feira (07) e sábado (08) das cerimônias de comemoração dos 200 anos da chegada da família real portuguesa ao Brasil, no Rio. A corte portuguesa chegou ao Rio em 7 março de 1808, mas só desembarcou no dia seguinte.
    De acordo com o porta-voz da presidência, Marcelo Baumbach, os dois presidentes participam hoje à noite do lançamento da medalha comemorativa dos 200 anos da transferência da corte portuguesa para o Brasil, no Museu Nacional. Eles também vão abrir a exposição intitulada "Um novo mundo, um novo império. A corte portuguesa no Brasil".
    Segundo Baumbach, Brasil e Portugal assumiram o compromisso de "dar relevo a efeméride" "em reconhecimento ao marco histórico que representou a chegada do príncipe regente dom João 6º ao Brasil, em 1808. "As comemorações traduzem o orgulho do povo brasileiro de suas raízes e do laço familiar indissolúvel que o une ao povo português, com o qual compartilha história, língua e visão de mundo", disse o porta-voz.
    À noite, Lula oferecerá um jantar a Cavaco no Palácio das Laranjeiras. Amanhã, Lula e Cavaco visitarão o Real Gabinete Português de Leitura. "O Real Gabinete, fundado em 1837, tem acervo de 400 mil livros, inteiramente informatizados, e é a maior biblioteca de autores portugueses fora de Portugal", disse Baumbach.
    "O principal foco da visita é emprestar o maior prestígio, no nível mais alto, às comemorações dos 200 anos, dada a importância desse fato na história dos dois países", disse o porta-voz.»
    (In «Folha de S. Paulo»)