Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quarta-feira, março 05, 2008

  • HILLARY CLINTON VENCE EM 3 ESTADOS CONTRA 1 DE BARACK OBAMA


    MCCAIN VENCE NOS REPUBLICANOS


    «McCain garante nomeação republicana; Hillary vence no Texas e Ohio


    O senador pelo Arizona John McCain conseguiu a nomeação presidencial na terça-feira (4) com quatro vitórias que fizeram seu rival, o ex-governador de Arkansas, Mike Huckabee, desistir da corrida. Do lado democrata, Hillary Clinton venceu seu rival, Barack Obama, no Texas, Ohio e Rhode Island, sendo as duas primeiras consideradas vitais para a ex-primeira-dama manter-se na disputa pela candidatura à Presidência.

    As vitórias quatro vitórias de McCain --em Vermont, Ohio, Texas e Rhode Island-- garantiram ao senador pelo Arizona número superior aos 1.191 delegados necessários para levar a nomeação. Segundo a CNN, com as vitórias desta terça, o veterano da Guerra do Vietnã conseguiu atingir a marca de 1.205 delegados. O presidente George W. Bush deve apoiar a candidatura de McCain na Casa Branca amanhã.

    "Estou muito satisfeito de perceber, meus amigos, que conseguimos ganhar o número suficiente de delegados para dizer com confiança, humildade e um senso de grande responsabilidade que serei o nomeado republicano à Presidência dos Estados Unidos", disse o republicano a simpatizantes em Dallas, Texas.

    "A disputa começa esta noite", afirmou, já fazendo um discurso voltado para a campanha presidencial. Em ataques indiretos aos democratas, McCain falou sobre as guerras do Iraque e do Afeganistão, economia e o sistema de saúde dos EUA.

    "Defenderei a decisão de destruir o regime de Saddam Hussein [ditador iraquiano deposto pelos EUA em 2003]", disse o republicano. Os pré-candidatos democratas Hillary Clinton e Barack Obama defendem a retirada das tropas do Iraque, proposta criticada por McCain. "Os EUA sabem que o próximo presidente não pode refazer essa decisão, nós estamos no Iraque."

    Apesar de ultrapassar a marca dos 1.191 delegados, os republicanos não irão nomear McCain oficialmente antes do início de setembro, quando o partido realiza sua convenção nacional em Minneapolis-St. Paul.

    Após várias vitórias pelo país, McCain chegou a esta terça precisando de apenas 144 delegados. O veterano de guerra levou todos os 17 delegados em jogo em Vermont, ao menos 69 no Texas, 58 em Ohio e nove em Rhode Island, de acordo com a Associated Press.

    Democratas

    Hillary venceu a primária no Estado do Texas em uma acirrada disputa com seu rival, Barack Obama, segundo projeções da rede CNN. O resultado do Texas deu à ex-primeira-dama sua terceira vitória nas votações realizadas na terça, após vencer as disputas de Rhode Island e Ohio.

    Com 75% das urnas apuradas, Hillary obteve 51% dos votos texanos, enquanto Obama conseguiu 48%. As vitórias da ex-primeira-dama no Texas e em Ohio eram vistas como vitais para para Hillary manter-se na disputa pela candidatura à Presidência. Dos 370 delegados democratas em jogo na terça, 334 serão garantidos pelos dois Estados

    Até a terça, Obama havia conseguido 11 vitórias consecutivas, chegando à décima segunda ao ganhar em Vermont. No entanto, Hillary interrompeu a seqüencia de Obama ao ganhar em Rhode Island.

    "Para todos aqueles que tropeçaram mas depois se levantaram, e para todos aqueles que trabalham e nunca desistem, essa é para vocês", disse a ex-primeira-dama após ter a primeira vitória importante da noite, em Ohio.

    De acordo com a rede CNN, Obama tem até o momento 1.424 delegados, enquanto Hillary conseguiu 1.341. Um dois dois pré-candidatos precisa atingir no mínimo 2.025 delegados para garantir a nomeação do partido.

    "Sabemos o seguinte: não importa o que acontecer nesta noite (de terça-feira), teremos praticamente a mesma liderança em número de delegados que tínhamos nesta manhã e estamos no nosso caminho para garantir essa nomeação", disse Obama a simpatizantes em San Antonio, no Texas, após ter ver sua seqüência de vitórias ser interrompida por Hillary.»

    (In «Folha de S. Paulo»)