Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sábado, março 15, 2008

  • O PARTIDO SOCIALISTA

    A imagem positiva deixada por António Guterres é que deu a maioria absoluta
    ao PS.

    José Sócrates foi ministro de António Guterres.

    As coisas positivas que o PS tem feito como diminuir o défice orçamental eram de esperar. O que não era de esperar foi a viragem à Direita de José Sócrates, com medidas neoliberais-punitivas dos assalariados.
    Por outro lado o PS é muito mais que José Sócrates, e tem uma tradição de defesa da Liberdade de Expressão e de Diálogo com os sindicatos.




    «O Partido Socialista (PS) português foi fundado em 19 de Abril de 1973 na cidade alemã de Bad Münstereifel, por militantes da Acção Socialista Portuguesa. O PS é caracterizado por duas correntes ideológicas principais, a Social-democracia e o Trabalhismo, após a Revolução dos Cravos, o PS ganhou as Eleições Constitucionais de 1975 e as legislativas de 1976, perdendo a seguir para a AD em 1979, fez aliança eleitoral em 1980 a FRS Frente Republicana e Socialista com a ASDI liderada por Sousa Franco e a UEDS liderada por Lopes Cardoso. Voltou a vencer as eleições em 1983 e coligou-se com o PSD de Mota Pinto no chamado Bloco Central, BC governo esse que preparou a entrada de Portugal na CEE. Em 1985 o BC desfaz-se e o PS perde as eleições na altura liderado por Almeida Santos. Cavaco Silva do PSD vence as eleições e volta a vencer em 1987 contra o Vitor Constâncio e 1991 contra Jorge Sampaio, sendo estas duas com maioria absoluta. Só em 1995 o PS então liderado pelo Engenheiro António Guterres vence com maioria relativa feito esse que volta a acontecer em 1999. Renunciando ao cargo de Primeiro-Ministro as eleições dão a vitoria ao PSD em 2001, e depois de uma grave crise económica e de falta de liderança no governo e no PSD as eleições de 2005 dão vitória ao PS liderado pelo Engenheiro José Sócrates com ampla maioria absoluta, sendo a primeira do PS desde o 25 de Abril.
    Desde a revolução ocorrida em 25 de Abril de 1974 fez várias vezes parte do governo e dois dos seus militantes (Mário Soares e Jorge Sampaio) foram eleitos Presidentes da República.
    É membro da Internacional Socialista e do Partido Socialista Europeu. A organização de jovens do Partido Socialista português chama-se Juventude Socialista.»