Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

segunda-feira, dezembro 17, 2007

  • KAKÁ CONSIDERADO O MELHOR FUTEBOLISTA DO MUNDO 2007, SEGUIDO DE MESSI E DE CRISTIANO RONALDO


    Mais uma vez, em 2007, Brasil, Argentina e Portugal estão em primeiro plano no futebol mundial, considerado individualmente.

    Depois da revista «France Football», foi a FIFA a fazer a escolha, sendo a única diferença com a revista francesa o facto de Messi ter ficado à frente de Cristiano Ronaldo.

    O Brasil lidera este prémio da FIFA, e Portugal játeve o primeiro lugar, através de Luís Figo, no primeiro ano do século XXI, isto é, em 2001. (Na contagem do tempo romano-cristã não existe o ano zero, pelo que as agências de turismo iniciaram o século XXI, no último ano do século XX.)

    Já aqui temos dito que a vida não pode ser só trabalho, e que o futebol é o mais universal dos desportos, e um elemento muito importante da cultura popular do século XX e do século XXI.




    «Kaká encerra seu melhor ano com prêmio de melhor do mundo da Fifa
    Após um ano de 2007 quase perfeito, o meio-campista brasileiro Kaká, 25, do Milan, confirmou as expectativas e foi coroado nesta segunda-feira com o prêmio de melhor jogador do mundo na eleição da Fifa pela primeira vez em sua carreira.
    A conquista aconteceu um dia após Kaká ter vencido o Mundial de Clubes da Fifa com o Milan, em vitória por 4 a 2 sobre o Boca Juniors, e ser escolhido o melhor jogador da competição. O atleta também teve grande destaque na conquista da Copa dos Campeões, em que foi inclusive o artilheiro do torneio.
    "É um dia muito especial. Eu sempre sonhei em me tornar um profissional no São Paulo e jogar uma partida pela seleção brasileira. Mas, na Bíblia, Deus diz que a vida dá mais do que nós pedimos, e isso é o que está acontecendo na minha vida", afirmou Kaká.
    O ex-são-paulino superou na eleição o meia argentino Lionel Messi, do Barcelona, e o meia-atacante português Cristiano Ronaldo, do Manchester United, segundo e terceiro colocados, respectivamente. Participam da votação técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa e representantes da Fifpro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol).
    Também neste ano, o craque do Milan foi o vencedor da "Bola de Ouro", prêmio concedido pela revista francesa "France Football" ao melhor jogador do mundo no ano. Além disso, ele detém atualmente o título de melhor do mundo da FIFPro, em votação feita pelos jogadores profissionais.
    Com a conquista de Kaká, o Brasil consolidou sua hegemonia na premiação da Fifa --ficou com o título pela oitava vez na história. Quem chega mais perto é a França, com três. O prêmio é concedido anualmente desde 1991.
    Além de Kaká, outros quatro jogadores brasileiros já receberam o prêmio. Romário foi o primeiro, em 1994. Depois, Ronaldo levou o troféu em três oportunidades, em 1996, 1997 e 2002. Rivaldo ficou com o título em 1999. Ronaldinho levou o prêmio em 2004 e 2005.
    Na lista inicial dos 30 jogadores que concorriam ao prêmio em 2007, além de Kaká, o Brasil teve o meio-campista Juninho Pernambucano, do Lyon, e Ronaldinho, do Barcelona, entre os indicados.
    A brasileira Marta ficou com o prêmio de melhor jogadora da atualidade, ao superar a alemã Birgit Prinz, que ficou em segundo lugar, e a também brasileira Cristiane, terceira colocada.
    O ex-jogador Pelé também foi homenageado na festa e recebeu o "prêmio do presidente", entregue pelo suíço Joseph Blatter, presidente da Fifa.
    A Fifa também deu prêmios nesta segunda-feira aos melhores jogadores do Mundial sub-17 (o alemão Kroos), do Mundial sub-20 (o argentino Agüero) e do Mundial de futebol de praia (brasileiro Buru).
    Confira todos os vencedores do prêmio
    2007
    1º Kaká (Brasil)
    2º Messi (Argentina)
    3º Cristiano Ronaldo (Portugal)
    2006
    1º Cannavaro (Itália)
    2º Zidane (França)
    3º Ronaldinho (Brasil)
    2005
    1º Ronaldinho (Brasil)
    2º Frank Lampard (Inglaterra)
    3º Samuel Eto'o (Camarões)
    2004
    1º Ronaldinho (Brasil)
    2º Henry (França)
    3º Shevchenko (Ucrânia)
    2003
    1º Zidane (França)
    2º Henry (França)
    3º Ronaldo (Brasil)
    2002
    1º Ronaldo (Brasil)
    2º Kahn (Alemanha)
    3º Zidane (França)
    2001
    1º Figo (Portugal)
    2º Beckham (Inglaterra)
    3º Raúl (Espanha)
    2000
    1º Zidane (França)
    2º Figo (Portugal)
    3º Rivaldo (Brasil)
    1999
    1º Rivaldo (Brasil)
    2º Beckham (Inglaterra)
    3º Batistuta (Argentina)
    1998
    1º Zidane (França)
    2º Ronaldo (Brasil)
    3º Suker (Croácia)
    1997
    1º Ronaldo (Brasil)
    2º Roberto Carlos (Brasil)
    3º Bergkamp (Holanda)/Zidane (França)
    1996
    1º Ronaldo (Brasil)
    2º Weah (Libéria)
    3º Shearer (Inglaterra)
    1995
    1º Weah (Libéria)
    2º Maldini (Itália)
    3º Klinsmann (Alemanha)
    1994
    1º Romário (Brasil)
    2º Stoitchkov (Bulgária)
    3º Baggio (Itália)
    1993
    1º Baggio (Itália)
    2º Romário (Brasil)
    3º Bergkamp (Holanda)
    1992
    1º Van Basten (Holanda)
    2º Stoitchkov (Bulgária)
    3º Hässler (Alemanha)
    1991
    1º Matthäus (Alemanha)
    2º Papin (França)
    3º Lineker (Inglaterra) »
    (In «Folha de S. Paulo»)