EXPLOSÃO DO AIRBUS A320 DA TAM EM S.PAULO – PROBLEMOS DO AVIÃO ASSOCIADOS A PROBLEMAS ESTRUTURAIS DO AEROPORTO DE CONGONHAS
Se o avião entrou na pista em excesso de velocidade, eventualmente, devido a avaria conhecida, subestimada e não reparada, o pouco comprimento da pista e as capacidades da pista para aguentar chuva intensa, tudo associado pode ser a explicação para a explosão do Airbus A320 da TAM, no aeroporto de Congonhas em S. Paulo.
O PR do Brasil, Lula da Silva, depois de analisar o lado humano trágico da questão, numa comunicação oficial, pôs em destaque os problemas estruturais do aeroporto de Congonhas, comunicando a decisão, já tomada, de construir um novo aeroporto para sevir a cidade de S. Paulo. Os estudos prévios levarão três meses.
Se compararmos o conforto dos passageiros que aterravam no centro de S. Paulo,
quando as aterragens corriam 100% bem, com o caso do aeroporto da Portela, dentro da cidade de Lisboa,
há grandes semelhanças estruturais entre os dois, potenciadoras de um grande desatre quando algo de grave numa aterragem não correr bem. Este conforto dos passageiros pode ser muito perigoso.
Por outro lado, as hipóteses de atentado terrorista, são muitíssimo reduzidas, devido à política externa pacífica do Brasil, ao contrário da política militarista de Portugal, que chegou a participar na ocupação do Iraque, por decisão do ex-militante do MRPP Durão Barroso, com o consentimento do então presidente da III República de Portugal. Jorge Sampaio.
«O Aeroporto Internacional de Congonhas/São Paulo (IATA: CGH, ICAO: SBSP) é o aeroporto com maior tráfego de passageiros do Brasil. Localiza-se na avenida Washington Luís, zona centro-sul da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1936, e seu primeiro vôo teve como destino a cidade do Rio de Janeiro em um aeroplano da VASP.»
«Aeroporto Internacional de
Congonhas / São Paulo
IATA: CGH - ICAO: SBSP
Tipo Público
Administração INFRAERO
Serve São Paulo
Inauguração 12 de abril de 1936
Altitude 802 m (2 631 ft)
Movimento em 2006 18,4 mi de passageiros
439 mil t de carga
230.995 aeronaves
Capacidade anual 15 mi de passageiros
Website oficial Clique aqui e visite
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
17R/35L 1 939 m (6 362 ft)
Asfalto
17L/35R 1 436 m (4 711 ft)
Asfalto»
« Governo reduz vôos em Congonhas; Lula diz que setor passa por dificuldades
O tráfego aéreo no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), o mais movimentado do país, deve diminuir dentro de dois meses, conforme um pacote de medidas para o setor, anunciado na sexta-feira (20) pelo governo federal. As ações para desafogar o terminal --palco da tragédia com o vôo 3054 da TAM-- incluem a construção de um novo aeroporto em São Paulo.
Também na sexta, três dias após o maior acidente da aviação brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em rede nacional e disse estar com "o coração sangrando". O presidente reafirmou que o tráfego aéreo no país é seguro, mas admitiu que o setor passa por dificuldades.
"Peço serenidade a todos os brasileiros. Nosso sistema aéreo, apesar dos investimentos que fizemos na expansão e na modernização de quase todos os aeroportos brasileiros, passa por dificuldades. E seu maior problema hoje é a excessiva concentração de vôos em Congonhas", disse ele.
Medidas
O pacote de medidas para amenizar os efeitos da crise do setor aéreo foi anunciado após reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil), que ocorreu no Ministério da Defesa.
O conselho decidiu que, no prazo de 60 dias, Congonhas deverá ter apenas vôos diretos --conexões, escalas e vôos fretados serão realocados em outros aeroportos. Os aeroportos de Guarulhos (Grande SP), Tom Jobim (Rio) e Confins (Minas) serão os principais responsáveis por absorver os vôos de Congonhas.
"Você não altera essa estrutura do dia para a noite, em 48 horas. A idéia do Conac é fazer uma transformação bastante significativa no curto prazo", disse a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a redefinição da malha de Congonhas --que irá aumentar o uso de outros aeroportos.
"Os consumidores e as empresas vão ter que se adequar a esta nova vocação de Congonhas", afirmou a ministra. Para as empresas, essa medida irá forçar uma readequação nas rotas.
O governo também anunciou a construção de um novo aeroporto nas proximidades de São Paulo. Os estudos deverão ficar prontos em três meses, sob responsabilidade da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Comando da Aeronáutica.
A ministra, no entanto, não deu detalhes sobre o novo terminal. "Jamais diremos onde será. Não somos fator de especulação imobiliária. Está definido que será feito na Grande São Paulo", afirmou.
Nos estudos, deverão ser levados em conta a localização, a distribuição dos passageiros, serviços oferecidos e o tamanho da área. Outra preocupação do governo é o adensamento populacional. "Nós estamos muito preocupados com a questão do adensamento. Isso porque é natural que ocorra uma convergência especulativo em relação àquela região", afirmou a ministra, que citou como exemplo o que ocorreu na região do aeroporto de Congonhas, disse Dilma.
Acidente
O acidente com o Airbus-A320 que fazia o vôo 3054 da TAM ocorreu às 18h50 do dia 17, durante pouso em Congonhas. A aeronave passou pela pista de pouso com velocidade acima do normal, atravessou a avenida Washington Luís e atingiu um prédio da TAM Express. Houve explosão e focos de incêndio e fumaça permanecem. A caixa-preta do avião será analisada na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos.
Nesta sexta, a companhia aérea confirmou que o funcionário Marcos Stepanski estava na aeronave, que havia decolado de Porto Alegre. Com isso, subiu para 187 o número de ocupantes. Além deles, o acidente vitimou pessoas que estavam em terra. Lista apresentada pela empresa aérea mostra os nomes de 199 vítimas, entre passageiros e tripulantes do Airbus e funcionários do prédio da TAM Express.
Entre possíveis outras vítimas está o taxista Tiago Domingos da Silva, 22. Os parentes do rapaz estiveram no 27º Distrito Policial (Campo Belo) e obtiveram a informação de que há quase 100% de certeza que um carro encontrado nos escombros do posto de gasolina --também atingido no acidente-- pertencia ao taxista.
O IML (Instituto Médico Legal) identificou 41 vítimas Muitos corpos foram mutilados ou estão inteiramente carbonizados.
Na quinta (19), após divulgar a morte de 188 pessoas --entre elas quatro que chegaram a ser socorridas--, o Corpo de Bombeiros informou na quinta-feira que não divulgará mais o número de corpos resgatados, e passou a divulgar o número de sacolas com restos mortais enviadas ao IML (Instituto Médico Legal) --214 até esta sexta, quando mais um corpo foi localizado.
Equipes do Corpo de Bombeiros ainda removem os escombros do prédio da TAM Express --que será demolido-- em busca de vítimas. A fumaça persiste. Neste sábado, quatro cães farejadores devem auxiliar os bombeiros a localizar corpos.
Também neste sábado, peritos do IML coletam sangue dos familiares das vítimas do vôo 3054 para futuros exames de DNA --os parentes estão hospedados em três hotéis da capital para acompanhar os trabalhos de identificação e liberação dos corpos. A identificação dos corpos, de acordo com o IML, é realizada preferencialmente por meio de impressões digitais, dados colhidos visualmente, objetos pessoais encontrados junto aos destroços e com questionários respondidos por parentes. Quando ambos processos falham, os peritos realizam a análise da arcada dentária e, em última alternativa, o exame de DNA. »
(In «Folha de S. Paulo»)
O PR do Brasil, Lula da Silva, depois de analisar o lado humano trágico da questão, numa comunicação oficial, pôs em destaque os problemas estruturais do aeroporto de Congonhas, comunicando a decisão, já tomada, de construir um novo aeroporto para sevir a cidade de S. Paulo. Os estudos prévios levarão três meses.
Se compararmos o conforto dos passageiros que aterravam no centro de S. Paulo,
quando as aterragens corriam 100% bem, com o caso do aeroporto da Portela, dentro da cidade de Lisboa,
há grandes semelhanças estruturais entre os dois, potenciadoras de um grande desatre quando algo de grave numa aterragem não correr bem. Este conforto dos passageiros pode ser muito perigoso.
Por outro lado, as hipóteses de atentado terrorista, são muitíssimo reduzidas, devido à política externa pacífica do Brasil, ao contrário da política militarista de Portugal, que chegou a participar na ocupação do Iraque, por decisão do ex-militante do MRPP Durão Barroso, com o consentimento do então presidente da III República de Portugal. Jorge Sampaio.
«O Aeroporto Internacional de Congonhas/São Paulo (IATA: CGH, ICAO: SBSP) é o aeroporto com maior tráfego de passageiros do Brasil. Localiza-se na avenida Washington Luís, zona centro-sul da cidade de São Paulo. Foi inaugurado em 1936, e seu primeiro vôo teve como destino a cidade do Rio de Janeiro em um aeroplano da VASP.»
«Aeroporto Internacional de
Congonhas / São Paulo
IATA: CGH - ICAO: SBSP
Tipo Público
Administração INFRAERO
Serve São Paulo
Inauguração 12 de abril de 1936
Altitude 802 m (2 631 ft)
Movimento em 2006 18,4 mi de passageiros
439 mil t de carga
230.995 aeronaves
Capacidade anual 15 mi de passageiros
Website oficial Clique aqui e visite
Pistas
Cabeceiras Comprimento Superfície
17R/35L 1 939 m (6 362 ft)
Asfalto
17L/35R 1 436 m (4 711 ft)
Asfalto»
« Governo reduz vôos em Congonhas; Lula diz que setor passa por dificuldades
O tráfego aéreo no aeroporto de Congonhas (zona sul de São Paulo), o mais movimentado do país, deve diminuir dentro de dois meses, conforme um pacote de medidas para o setor, anunciado na sexta-feira (20) pelo governo federal. As ações para desafogar o terminal --palco da tragédia com o vôo 3054 da TAM-- incluem a construção de um novo aeroporto em São Paulo.
Também na sexta, três dias após o maior acidente da aviação brasileira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou em rede nacional e disse estar com "o coração sangrando". O presidente reafirmou que o tráfego aéreo no país é seguro, mas admitiu que o setor passa por dificuldades.
"Peço serenidade a todos os brasileiros. Nosso sistema aéreo, apesar dos investimentos que fizemos na expansão e na modernização de quase todos os aeroportos brasileiros, passa por dificuldades. E seu maior problema hoje é a excessiva concentração de vôos em Congonhas", disse ele.
Medidas
O pacote de medidas para amenizar os efeitos da crise do setor aéreo foi anunciado após reunião do Conac (Conselho de Aviação Civil), que ocorreu no Ministério da Defesa.
O conselho decidiu que, no prazo de 60 dias, Congonhas deverá ter apenas vôos diretos --conexões, escalas e vôos fretados serão realocados em outros aeroportos. Os aeroportos de Guarulhos (Grande SP), Tom Jobim (Rio) e Confins (Minas) serão os principais responsáveis por absorver os vôos de Congonhas.
"Você não altera essa estrutura do dia para a noite, em 48 horas. A idéia do Conac é fazer uma transformação bastante significativa no curto prazo", disse a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, sobre a redefinição da malha de Congonhas --que irá aumentar o uso de outros aeroportos.
"Os consumidores e as empresas vão ter que se adequar a esta nova vocação de Congonhas", afirmou a ministra. Para as empresas, essa medida irá forçar uma readequação nas rotas.
O governo também anunciou a construção de um novo aeroporto nas proximidades de São Paulo. Os estudos deverão ficar prontos em três meses, sob responsabilidade da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e do Comando da Aeronáutica.
A ministra, no entanto, não deu detalhes sobre o novo terminal. "Jamais diremos onde será. Não somos fator de especulação imobiliária. Está definido que será feito na Grande São Paulo", afirmou.
Nos estudos, deverão ser levados em conta a localização, a distribuição dos passageiros, serviços oferecidos e o tamanho da área. Outra preocupação do governo é o adensamento populacional. "Nós estamos muito preocupados com a questão do adensamento. Isso porque é natural que ocorra uma convergência especulativo em relação àquela região", afirmou a ministra, que citou como exemplo o que ocorreu na região do aeroporto de Congonhas, disse Dilma.
Acidente
O acidente com o Airbus-A320 que fazia o vôo 3054 da TAM ocorreu às 18h50 do dia 17, durante pouso em Congonhas. A aeronave passou pela pista de pouso com velocidade acima do normal, atravessou a avenida Washington Luís e atingiu um prédio da TAM Express. Houve explosão e focos de incêndio e fumaça permanecem. A caixa-preta do avião será analisada na NTSB (National Transportation Safety Board), nos Estados Unidos.
Nesta sexta, a companhia aérea confirmou que o funcionário Marcos Stepanski estava na aeronave, que havia decolado de Porto Alegre. Com isso, subiu para 187 o número de ocupantes. Além deles, o acidente vitimou pessoas que estavam em terra. Lista apresentada pela empresa aérea mostra os nomes de 199 vítimas, entre passageiros e tripulantes do Airbus e funcionários do prédio da TAM Express.
Entre possíveis outras vítimas está o taxista Tiago Domingos da Silva, 22. Os parentes do rapaz estiveram no 27º Distrito Policial (Campo Belo) e obtiveram a informação de que há quase 100% de certeza que um carro encontrado nos escombros do posto de gasolina --também atingido no acidente-- pertencia ao taxista.
O IML (Instituto Médico Legal) identificou 41 vítimas Muitos corpos foram mutilados ou estão inteiramente carbonizados.
Na quinta (19), após divulgar a morte de 188 pessoas --entre elas quatro que chegaram a ser socorridas--, o Corpo de Bombeiros informou na quinta-feira que não divulgará mais o número de corpos resgatados, e passou a divulgar o número de sacolas com restos mortais enviadas ao IML (Instituto Médico Legal) --214 até esta sexta, quando mais um corpo foi localizado.
Equipes do Corpo de Bombeiros ainda removem os escombros do prédio da TAM Express --que será demolido-- em busca de vítimas. A fumaça persiste. Neste sábado, quatro cães farejadores devem auxiliar os bombeiros a localizar corpos.
Também neste sábado, peritos do IML coletam sangue dos familiares das vítimas do vôo 3054 para futuros exames de DNA --os parentes estão hospedados em três hotéis da capital para acompanhar os trabalhos de identificação e liberação dos corpos. A identificação dos corpos, de acordo com o IML, é realizada preferencialmente por meio de impressões digitais, dados colhidos visualmente, objetos pessoais encontrados junto aos destroços e com questionários respondidos por parentes. Quando ambos processos falham, os peritos realizam a análise da arcada dentária e, em última alternativa, o exame de DNA. »
(In «Folha de S. Paulo»)