Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

terça-feira, julho 17, 2007

  • O ESTADO E O BEM COMUM OU O CÂNONE DA DEMOCRACIA

    O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Albert Gore, mais conhecido pelo nome simplificado Al Gore, tem andado pelo pelo Mundo a dizer que uma grande desgraça pode atingir a Humanidade, se o aquecimento global continuar. È que pode mesmo.
    A primeira desgraça relacionada com Al Gore já aconteceu, foi quando ele perdeu as eleições presidenciais dos Estados Unidos para os neoconservadores.
    É só olhar para o Mundo como ele está agora, depois de os neoconservadores se terem desinteressado pela solução do conflito entre israelitas e palestinianos. Depois disso têm acontecido muitas coisas más. Da Palestina aos Estados Unidos, do Iraque à União Europeia…
    Ora o Cânone da Democracia teórico pressupõe Liberdade de Expressão de Pensamento, eleições livres e periódicas, o respeito pelos Direitos Humanos e a procura da máxima justiça social possível.
    O conceito actual de Democracia não respeita o Cânone teórico da Democracia em dois aspectos fundamentais, que são os Direitos Humanos e a procura da máxima justiça social possível.
    O que se passou em Lisboa, nas eleições intercalares para a Câmara Municipal reflecte a grande descrença na classe política, com abstenção muito alta, com votos em branco e votos nulos. É um exemplo de descrença dentro da União Europeia.
    É preciso que a Racionalidade Ética avance, caso contrário, a incoerência e a insegurança continuarão.
    É preciso um novo conceito prático de Democracia, que respeite os Direitos Humanos e a procura da máxima justiça social possível.
    A globalização das ideias de Esquerda tem que fazer frente à globalização das ideias neoconservadoras e das ideias neoliberias.