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quarta-feira, julho 18, 2007

  • ACIDENTE MUITO GRAVE COM UM AIRBUS A320 EM S.PAULO

    O Brasil, em política externa é um país pacífico, foi dos poucos países, com bons meios militares, que não invadiram nem ocuparam o Iraque.

    Está, por isso, fora das rotas do terrorismo, associado à guerra do Iraque.

    Pelo exposto, é quase certo, que o que se passou com o Airbus A320, que explodiu em S. Paulo, nada tem a ver com terrorismo.

    Trata-se, muito provavelmente, de um acidente.

    As causas ainda não estão apuradas. Avaria, erro humnano, problemas da pista associados a más condições climatéricas, concretamente, chuva intensa?















    «TAM eleva para 186 número de ocupantes de avião; mortos devem chegar a 200
    Em comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira, a TAM elevou para 186 o número de pessoas que estavam a bordo do Airbus A-320 que derrapou ao pousar na pista principal do aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, atravessou a avenida Washington Luís e atingiu o prédio da TAM Express e um posto de combustíveis, na noite de terça-feira (17). O choque provocou um incêndio de grandes proporções. Ainda havia chamas no local, às 9h.
    O Corpo de Bombeiros descarta encontrar sobreviventes na aeronave. Se a morte de todos os ocupantes do Airbus A-320 for confirmada e somada às 14 mortes em terra anunciadas ainda ontem pelo governador de São Paulo, José Serra (PSDB), o total de mortes do maior acidente aeronáutico da história do país chegará a 200.
    Segundo a TAM, o vôo 3054 decolou com 162 passageiros, 18 funcionários da empresa e 6 tripulantes a bordo, sendo dois comandantes e quatro comissários.
    Da noite de terça-feira às 8h desta quarta, 93 corpos foram retirados dos escombros pelo Corpo de Bombeiros. Três pessoas que chegaram a ser socorridas com vida não resistiram aos ferimentos e morreram. Uma delas é Michele Dias Miranda, funcionária da TAM Express.
    Conforme os bombeiros, às 8h30 desta quarta-feira, o que mais dificultava o resgate dos corpos era a grande quantidade de escombros depositada sobre eles. Não havia previsão para o término dos trabalhos. Há risco de que ocorram novos desabamentos. Para tentar preservar ao máximo os corpos, os bombeiros utilizam apenas ferramentas manuais.
    Mais de cem homens do Corpo de Bombeiros trabalhava no local, às 8h30. Os escombros ainda têm focos de incêndio devido à queima de combustível do avião.
    Acidente
    O Airbus A-320 da TAM havia saído de Porto Alegre (RS) com destino a Congonhas com 174 passageiros --entre eles 14 funcionários da TAM-- e seis tripulantes. Ele derrapou ao pousar na recém-reformada pista principal do aeroporto de Congonhas, atravessou a avenida Washington Luís e atingiu o prédio da TAM Express e um posto de combustíveis. A colisão provocou um incêndio de grandes proporções.
    Ruas da região estão interditadas. Devido ao risco de que o galpão desabasse, casas e imóveis comerciais foram desocupados. O abastecimento de energia elétrica foi cortado.
    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias no país em memória das vítimas do acidente. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) também decretou luto oficial no município.
    Vítimas
    O IML (Instituto Médico Legal) montou uma força-tarefa para receber e identificar os corpos das vítimas do acidente com o vôo 3054 da TAM. O coordenador da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, Celso Perioli, afirmou que este será o maior desafio já enfrentado pelo IML, devido ao grande número de vítimas.
    O governo federal determinou que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a TAM prestem o atendimento que for necessário aos familiares e às vítimas do acidente.
    Familiares
    Enquanto equipes dos bombeiros buscam vítimas, parentes e amigos das vítimas aguardam informações.
    No Rio Grande do Sul, uma sala do aeroporto Salgado Filho foi reservada pela Infraero (estatal que administra os aeroportos do país) aos familiares e amigos dos passageiros. Em São Paulo, parentes e amigos dos passageiros aguardam informações na sala de autoridades do aeroporto de Congonhas.
    João Loli Jr.,26, reclamou da demora na divulgação da lista de passageiros. Segundo ele, o cunhado Claudemir Arriero chegava a São Paulo e seria recebido pelo pai, que já estava no aeroporto e ouviu quando o barulho causado pelo acidente e demorou para ter a confirmação dos nomes dos ocupantes da aeronave. A TAM informou que a divulgação dos nomes foi lenta porque dependia da confirmação do embarque dos passageiros.
    A empresa aérea disponibilizou o telefone 0800-117900 para familiares e amigos dos passageiros do vôo 3054.»
    (In «Folha de S. Paulo»)





    «AIRBUS A320


    O Airbus A320 é uma aeronave comercial para passageiros construído pela Airbus. Em 1981 a companhia anunciou que desenvolveria uma aeronave para rotas médias e curtas, com capacidade para até 150 passageiros. Seria a primeira aeronave do consórcio de fuselagem estreita, o primeiro produto para rotas curtas de menor densidade. Desde 1977 a Aerospatiale estudava uma aeronave com estas características, sob a designação AS.200. Um conceito de sub-família foi estudado, variando basicamente o comprimento da fuselagem, internamente conhecidos como SA-1, SA-2 e SA-3.

    O SA-1 viria a tornar-se o A320 para 162 passageiros, nas versões -100 e -200, com pesos e alcances e diferentes. Lançado oficialmente em 1984, o A320 foi encomendado pela Air France e British Caledonian. O primeiro protótipo voou em fevereiro de 1987, equipado com dois motores CMF56, e a homologação pela JAA um ano mais tarde, em fevereiro de 1988.
    O A320 tornou-se referência em tecnologia, com avanços inéditos: é o primeiro avião comercial totalmente FBW (Fly-by-wire) do mundo, e uma novidade que provocou polêmica: dispensando os manches de controle, substituídos por side-sticks, mais parecidos com joysticks usados em vídeo games. Além disso, os computadores do avião "assumiriam o comando" da aeronave caso alguns parâmetros de controle fossem desrespeitados. Essa filosofia de controle foi duramente criticada pelos concorrentes.
    Tanto assim que, no princípio de operações, esse radical avanço tecnológico provocou pelo menos 3 acidentes fatais, em que as tripulações "brigaram" com a máquina pelo comando da própria.
    Hoje, o A320 é o modelo de maior sucesso da empresa, e pode ser no futuro uma das aeronaves comerciais mais vendidas da história da aviação.
    Motores cfm-56 ou IAE v2500»




    «Incidents


    (As of 17 July 2007 for the whole A320 family)
    • Hull-loss Accidents: 17 with a total of 442 fatalities
    o 26 June 1988 - Air France Flight 296 crashed into the tops of trees beyond the runway on a demonstration flight at Habsheim, France. 3 passengers were killed.
    o 14 February 1990 - Indian Airlines Flight 605, an A320-231 carrying 146 people crashed on its final approach to Bangalore Airport, killing 88 passengers and 4 crew members.
    o 14 September 1993 - Lufthansa Flight 2904, in Warsaw an A320-211 coming from Frankfurt am Main with 70 people crashed into an earth wall at the end of the runway. A fire started in the left wing area and penetrated into the passenger cabin. The copilot and a passenger died.
    o 23 August 2000 - Gulf Air Flight 072, an A320-212 crashed into the Persian Gulf on approach to Bahrain Airport. All 143 passengers and crew on board lost their lives.
    o 3 May 2006 - Armavia Flight 967, an A320-211 crashed into the Black Sea on second approach to Sochi Airport. All 113 passengers and crew on board lost their lives.
    o 17 July 2007 - TAM Linhas Aéreas Flight 3054, an A320-233 skidded off the end of the runway while landing in heavy rain at Congonhas International Airport in São Paulo, Brazil. All 176 passengers and crew were killed with further reported fatalities on the ground.
    • Other occurrences: 2 with a total of 0 fatalities
    • Hijackings: 6 with a total of 1 fatality
    • Seven incidents of nose gear malfunction,
    including JetBlue Airways Flight 292 »