Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quinta-feira, março 22, 2007

  • A BATALHA DAS TERMÓPILAS E A FALSIFICAÇÃO DA HISTÓRIA



    (Fotografia do desfiladeiro das Termópilas visto do Oriente, isto é, visto de quem vem do Irão ou antiga Pérsia)

    « A Batalha das Termópilas, travada no contexto da II Guerra Médica, decorreu no Verão de 480 a.C., no desfiladeiro das Termópilas, na Grécia Central. Ali, de acordo com a tradição veiculada pelo historiador Heródoto de Halicarnasso, 300[1] Espartanos, sob o comando do seu rei Leónidas I, acompanhados por não mais de 7 000 aliados de outras πόλεις (cidades-Estado) helénicas, enfrentaram milhões de Persas (na verdade, talvez apenas um quarto de milhão de homens) liderados por Xerxes, filho de Dario I.
    Não obstante o exagero dos números apresentados por Heródoto, a grande disparidade numérica entre os contendores levou a que a batalha terminasse com uma aparentemente retumbante vitória persa, muito embora os Gregos, antes de serem totalmente aniquilados, tenham conseguido inflingir um elevado número de baixas e retardar consideravelmente o avanço dos Persas pela Grécia. A intervenção dos Gregos, para além de os levar a morrer como homens livres, e não como escravos persas, foi de tal modo decisiva para o futuro do conflito, que bem podem ser também considerados vencedores. »
    A História é um olhar de hoje para o que já passou – vemos o que já passou, de acordo com os padrões da nossa época.
    Fernão Lopes dizia que «a História é a clara certidão da verdade».
    Se a verdade pura às vezes não é possível de apurar por falta de documentação diversificada, pelo menos, procura-se uma aproximação à verdade.
    Ora, o filme norte-americano «300» sobre a Batalha das Termópilas é uma grosseira falsificação da História, tão grosseira que pode ser vista como grosseira propaganda neoconservadora, considerando o contexto actual, porque o Irão é uma civilização que se estruturou sobre a Antiga Pérsia.
    Não deixa de ser verdade que a chamada Civilização Ocidental começou na Grécia Antiga e que esse começo foi contra o antigo império persa.
    Mas, a civilização grega tornou-se a base da Civilização Ocidental, porque foi conquistada pelos habitantes da península da Itália, que a si próprios se chamavam romanos, palavra com origem na cidade-estado de Roma. A cultura grega foi integrada na chamada cultura latina.





    É curioso que UM DOS MOMENTOS MAIS ALTOS DE SEMPRE da Civilização Ocidental ( e da Humanidade), que é a simbiose da música de Beethoven com o poema de Friedrich Schiller «Hino à Alegria»
    assenta na mitologia grega:
    « Alegria, centelha de imortal chama filha do Eliseu
    (…) deusa celestial (…)
    Todos os homens serão irmãos (…) » (aqui não se consegue escrever isto sem emoção, mais... é com grande emoção, pelo que é preciso parar...)
    Se ouvimos esta música sobre este poema de uma muito elevada ética universal, não nos reconhecemos mesmo nada na Rede de Rapto, Tortura e Assassinato Guantánamo e Sucursais.