Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

segunda-feira, maio 01, 2006

  • 1 DE MAIO DE 1884 NOS ESTADOS UNIDOS

    Em 1 de Maio de 1884, os sindicalistas norte-americanos decidiram tornar este dia um símbolo das reivindicações dos trabalhadores.
    No ano seguinte, em Paris, o congresso socialista internacional tomou igual decisão.
    A comemoração do 1º de Maio ocorre sobre o sangue e a dor dos assalariados norte-americanos reprimidos pela polícia, ao serviço do patronato.
    Foi, porém, na Europa que os trabalhadores conseguiram mais direitos, ao longo do século XX e no século XXI.
    Na Rússia de 1917, Lenine tentou criar um regime alternativo ao capitalismo, mas esse regime tinha objectivos que nunca foram alcançados, e acabaria por fracassar, totalmente, nos finais do século XX. E pior ainda, o objectivo número um que era criar uma sociedade igualitária de bem-estar, esteve sempre longe. E Estaline criou novos objectivos que nada tinham a ver com esse objectivo número um, esses novos objectivos foram meios de poder pessoal, que nada tinham a ver com a ideologia que o sustentava, a da igualdade. Estaline foi ao czarismo russo inspirar-se para exercer o poder pessoal que resultou na prática de crimes políticos em grande escala. Mas, os desvios da ideia base, de uma sociedade igualitária de bem-estar, não justificam que no futuro não possa haver possibilidades de ser construída, noutra base de racionalidade, uma sociedade o menos desigualitária possível e de bem-estar.
    Sob pressão da existência do regime soviético na Rússia, os trabalhadores da Europa Ocidental conseguiram direitos que deram origem ao chamado Modelo Social Europeu, que agora está em crise… féria pagas, subsídio de férias, 13º mês, salário mínimo, subsídio de desemprego, Serviço Nacional de Saúde para todos, Pensões de Reforma substanciais, para proporcionarem um velhice sossegada, contratos colectivos de trabalho que dão segurança no emprego. Os trabalhadores, de animais passaram a pessoas.
    Nos Estados Unidos a dinâmica de crescimento económico do capitalismo tem proporcionado empregos bem pagos à maioria dos trabalhadores. Embora menos protegidos pela legislação que os europeus, os trabalhadores norte-americanos beneficiam da dinâmica de crescimento económico. As empresas, precisando de trabalhadores pagam bem, quando podem.
    A civilização dos Estados Unidos é a mais contraditória do Ocidente.
    A fundação dos Estados Unidos da América estrutura-se sobre o pensamento dos iluministas franceses do século XVIII, de que Jean-Jacques Rousseau é o melhor exemplo. Rousseau escreveu que «cada homem nasce livre e senhor de si mesmo, ninguém pode, sob pretexto algum, sujeitá-lo sem seu consentimento. Decidir que o filho de um escravo nasce escravo é decidir que ele não nasce homem.» (In «Contrato Social», pág 129, Edição Martins Fontes, S. Paulo , 1999).
    Na Declaração do Congresso de Filadélfia, de 4 de Julho de 1776, pode ler-se que «todos os homens nascem iguais; todos são dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis; entre estes direitos contam-se a vida, a liberdade e a felicidade.» É bem explícito o texto da declaração da Independência dos Estados Unidos quanto ao direito à Liberdade. Só que o Direito à Liberdade de votar só foi concedido aos negros na década de 60 do século XX...! A primeira Constituição do Mundo, a dos Estados Unidos, entrou em vigor em 1787, e dispensava o rei… como defendia Rousseau, mas a Escravatura continuava… Em 1860, Abraham Lincoln, que não admitia a escravatura, foi eleito presidente (quem diria pelo partido de George W Bush). Os proprietários de escravos do Sul impuseram uma guerra-civil em que haveriam de ser derrotados (1861-1865). Só em 1865 acabou a Escravatura, abolição formalizada na 13ª emenda… bem... mas Lincoln pagaria com a vida tal abolição da Escravatura, pois foi assassinado no ano de 1865!... E não há nenhuma emenda à Constituição a dizer que a Tortura em Guantánamo, e sucursais, é legal…
    Hoje, questionam-se os direitos dos trabalhadores… num ambiente de Crise Ética.
    Este tema no ano de 2006 é muito complicado. É mesmo difícil a discussão entre o DESEJÁVEL e o POSSÍVEL, muito difícil mesmo.
    MAS, de repente, começam a dizer que o relativo bem-estar que há no Ocidente, para se manter EXIGE GUERRA, guerra e TORTURA…
    Que fazer num ambiente destes?
    Bem, em primeiro lugar ACABAR COM A TORTURA… já é alguma coisa. E depois pôr a PAZ à frente da guerra. O Mundo não acaba se não houver guerra…
    E as dificuldades do Ocidente não são assim tão grandes que nos tenham que conduzir ao Capitalismo Selvagem… nem oito nem oitenta…

    O SUPER-INTELIGENTE ARISTÓTELES DIZIA QUE ERA IMPOSSÍVELACABAR COM A ESCRAVATURA, PORQUE SEM ESCRAVOS A ECONOMIA NÃO PODIA FUNCIONAR... MAS ENGANOU-SE... A INJUSTIÇA SOCIAL NÃO É INEVITÁVEL...!!!!!



    Para além do computador de casa, ligaram computadores dos Estados Unidos e do Irão... e um pouco mais... é a globalização do pensamento...