Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

terça-feira, setembro 06, 2005

  • A LIBERDADE E O PONTO DE VISTA

    Nestes momentos de crise anímica e de confiança na classe política vamos analisar o essencial da nossa civilização.
    O que temos de melhor:
    1) A LIBERDADE – Se recuarmos no tempo ela corresponde a um aspecto essencial do pensamento iluminista, fundador da nossa civilização, ao inventar o conceito actual de Democracia, que nada tem a ver com a democracia esclavagista da Grécia Antiga. O francês JJ Rousseau sintetiza os alicerces da Democracia nos conceitos Soberania Popular e Escravatura Nunca.
    Os fascismos e nazismo foram vencidos e a ideia de Lenine de sacrificara liberdade à igualdade não vingou, falhou.
    O Estado não faz Censura, mas há inúmeras Censuras Privadas.
    A CRESCENTE DEMOCRATIZAÇÃO DA INTERNET é um meio de a Esquerda poder exprimir-se, em países pequenos como Portugal, que não tem um único jornal de Esquerda, fora os dos partidos. Isto quer dizer, é duro reconhecê-lo, que a esquerda portuguesa é em geral pouco instruída e lê muito pouco. Não há em Portugal uma Cultura de Esquerda. Os da Direita dizem que «a esquerda portuguesa é bando de idiotas, ignorantes e masoquistas-parvos». Isto aplica-se também a nós, que somos da Esquerda. Não fazemos Censura a esta crítica.
    No entanto nos outros países da União Europeia a diferença não é muito grande. Só que, para além do espaço da Direita há o espaço da cultura de Esquerda.
    Agora, no século XXI, para nós o que une mais as pessoas não é a etnia, nem a língua, mas o ponto de vista, isto é, a ideologia, a maneira de pensar, os padrões de pensamento, os cânones do pensamento.
    2) A igualdade teórica perante a Lei. O maior obstáculo à igualdade é a falta de dinheiro, esse o fulcro da questão.
    QUEM É UMA AMEAÇA À LIBERDADE? MÁRIO SOARES?... OU CAVACO SILVA?...