Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

segunda-feira, setembro 05, 2005

  • A NATUREZA E OS DOGMAS NEOCONSERVADORES

    O desastre natural provocado pelo furacão Katrina em Nova Orleães, mostrou-nos a pobreza e a miséria de parte da população dos Estados Unidos. Gente muito pobre, que devido a essa pobreza, não teve meios para fugir a tempo, da catástrofe, previamente anunciada. É o Terceiro Mundo interno, o mundo interno da pobreza e do desamparo social.
    Uma das características do capitalismo dos EUA é a pouca preocupação do Estado Central com as dificuldades dos mais desafortunados.
    Os neoliberais, que perverteram o significado da palavra liberalismo, inicialmente associado às três palavras de ordem da Revolução Liberal Francesa, que eram uma síntese do pensamento iluminista, Liberdade, Igualdade e Fraternidade e que agora associam liberalismo ao culto da desigualdade e da transformação das pessoas em números, pretendem destruir o Estado-Providência Europeu, em nome da «competitividade».
    É na Europa, que, apesar de todos os seus problemas, há a melhor assistência social do nosso tempo. Foi contra a tentativa de destruírem os direitos sociais, que votaram Não os franceses, quanto à Constituição da União Europeia.
    É preciso travar aqueles que querem destruir o modelo social europeu, que apesar de injusto, é o melhor destes começos do século XXI. São os ‘magos economistas’ que querem acabar com ele.
    O principal dogma neoconservador-neoliberal é extremar as desigualdades sociais.