Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quinta-feira, maio 27, 2004

  • A FINAL DA LIGA DOS CAMPEÕES – O PORTO GANHOU

    O futebol é um desporto de massas, faz parte da cultura de massas.
    Para ver futebol é preciso gostar do jogo. Não é necessário ler, com sacrifício, um livro de História para situar a acção no tempo, como muita gente faz com os espectáculos de ópera, e depois ler um livro de Geografia, com muito sacrifício, para situar a acção no espaço.
    A vida não pode ser só trabalho e sofrimento – é necessária a evasão.
    Durão Barroso aproveita-se do futebol para fazer campanha política. Mas, seguindo a lógica de Jean Paul Sartre, a maior responsabilidade da desastrosa situação de Portugal não cabe a Durão Barroso, mas àqueles que votaram nele. A Democracia é assim, o voto não é inocente.
    Escreveu Jean Jacques Rousseau que a minoria tem que aceitar a escolha da maioria dos eleitores, e é assim mesmo.
    As pessoas não queriam ser tratadas com respeito por António Guterres, não queriam ter segurança no emprego, não queriam ter paz, era uma chatice.
    Escolheram a insegurança laboral, as falências e o desemprego – e a guerra, que a paz é uma chatice. As pessoas têm aquilo que escolheram – falências, insegurança, desemprego, guerra. Agora têm tudo isso. A escolha em Democracia tem consequências.
    Os assalariados do Estado são tratados com o maior desprezo – a maioria deles, provavelmente, votou no PSD. Agora têm aquilo que escolheram – a diminuição dos salários reais, o financiamento da Evasão Fiscal da classe empresarial que não gosta de declarar lucros e não declara mesmo! A destruição da ideia de futuro, com uma carreira só para cartões laranja!
    Guterres respeitava os assalariados do Estado, e por isso foi dispensado. Com as mulheres é que Guterres foi cruel, como havia sido Mário Soares – exigiu que elas fossem para a cadeia por praticarem aborto (só se esqueceu de especificar que dentro da cela teriam que urinar e cagar dentro de um balde), tal como havia exigido Mário Soares, quando recusou, frontalmente a despenalização do aborto, visto que prejudicaria a sua carreira pessoal – agora anda a falar contra uma lei que ele próprio assinou, mas na altura tinha deputados que chegassem e sobrassem para despenalizar o aborto e não quis despenalizá-lo!!! No entanto a Direita é ainda mais cruel do que estes dois dirigentes do PS, é bem pior.
    O futebol surge como um escape para o sofrimento do dia a dia. Agora é a Direita que fala nos «amanhãs que cantam», mas é preciso viver o momento presente.
    Não temos que perder sempre, também podemos ganhar. O F. C. do Porto venceu a final da Liga dos Campeões. Três a zero ao Mónaco. O Porto não tem vergonha da cor das suas camisolas, são azuis, não parecem azuis, são efectivamente azuis, tão certo como as do Benfica não serem vermelhas, os benfiquistas tem vergonha das suas camisolas, vermelhas nem pensar, o vermelho é uma cor maldita!
    Os pobres da cidade do Porto tiveram um grande momento de alegria, porque o Porto venceu. Durão Barroso é que não devia estar lá, é um inimigo do povo, é amigo do Torturador Bush.
    O Porto venceu e não matou ninguém, não matou 40 mil iraquianos. Muito mais alienante que o futebol é a política – bandido entra para a política. Durão Barroso disse a Ferro Rodrigues que este ia ser demitido do PS. Sabemos que por causa do Caso Casa Pia – Durão Barroso não enxerga Paulo Portas, nem Luís Filipe Pereira, nem Eurico de Melo. É assim, a Direita cria factos e depois diverte-se – o PP Adelino Salvado e o «independente» Souto Moura dão muito jeito, mesmo muito jeito à Direita portuguesa.
    Festejemos a vitória de uma equipa portuguesa no desporto europeu.
    Derrotados nos poderes do Estado, festejemos no desporto.