Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sábado, abril 24, 2004

  • A REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL DE 1974

    Revolução é uma «alteração brusca e significativa de alguma coisa, especialmente de natureza político-social» (in Dicionário Houaiss da Língua Português, Ed. Temas e Debates, Lisboa, 2003). Foi o que aconteceu em Portugal em 25 de Abril de 1974. Dizer que foi uma evolução é recusar a realidade.
    Evolução seria se Marcelo Caetano resolvesse convocar eleições livres e ele próprio se candidatasse como líder da União Nacional – Acção Nacional Popular (a esta palavra marcelista foi o PP buscar o seu actual nome de Popular!).
    A Liberdade em Portugal nasceu assim:
    «Portugueses! Vivei certos dos bons desejos que nos animam. Escolhidos para vigiar sobre os vossos destinos, até o dia memorável em que vós, completamente representados, haveis de estabelecer outra forma de governo (…)
    Porto e Paço do Governo, 24 de Agosto de 1820.
    A JUNTA PROVISIONAL DO REINO».
    Acabou em 1823. Regressou em 1826. Terminou em 1828. Regressou em 1834.
    Foi interrompida pela ditadura de D. Carlos I – João Franco de 1907-1908. Parcialmente restabelecida por D. Manuel II em 1908.
    A ditadura de D. Carlos I – João Franco foi fatal para a Monarquia, que morreria definitivamente em 5 de Outubro de 1910, associada à ideia de ditadura!
    1917-1918 – Ditadura de Sidónio Pais.
    28 de Maio de 1926 – fim da I República – início da longa ditadura que ficou conhecida por fascismo salazarista-marcelista.
    25 de Abril de 1974 – revolução que põe fim ao fascismo português e inicia a III República.
    «Portugal é uma República soberana, baseada na dignidade da pessoa humana e na vontade popular e empenhada na construção de uma sociedade livre, justa e solidária.» ( Artigo 1º da Constituição da República Portuguesa de 1976).
    Lamentavelmente a sociedade nem é justa, nem solidária – tantos portugueses a passar fome! A classe A paga os impostos que lhe apetece pagar – é a Evasão Fiscal Honrosa!
    A Justiça ainda está no fascismo – para chegar ao 25 de Abril o Presidente da República Jorge Sampaio devia demitir, imediatamente, o Procurador Geral Da República Souto Moura e colocar no lugar dele um homem honesto que começasse por investigar a actividade de Souto Moura e do Director da Polícia Judiciária o PP Adelino Salvado, e se possível meter estes dois na cadeia!
    O que eles fizeram de mais grave – não investigaram com igualdade de critérios o deputado do PS Paulo Pedroso e os ministros acusados de pedofilia pela revista Le Point, um do PSD e outro do PP – é o apogeu da desigualdade perante a Lei.