Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

segunda-feira, dezembro 05, 2005

  • CAVACO SILVA CONTRA MANUEL ALEGRE

    A ser verdade o que ouvimos na SIC Cavaco Silva virou bastante à esquerda e Manuel Alegre virou um bocado para a direita, isto é, eles estão próximos um do outro, em palavras.
    Ora, se é verdade o que Cavaco Silva disse, os seus apoiantes super-milonários ficarão muito decepcionados, a Direita tradicional perderá as eleições, mesmo que Cavaco Silva seja eleito presidente. Será mesmo assim?
    Ambos falaram no mau funcionamento da Justiça. Ora o péssimo funcionamento da Justiça, no Caso Casa Pia, com o claro ataque ilegal do chefe da Polícia Judiciária, Adelino Salvado contra o líder do PS e outros políticos chave deste partido, e a recusa de investigação eficaz dos casos assinalados pela revista francesa «Le Point», tudo isto abriu a «Caixa de Pandora», que forçou a sociedade civil da Ala Esquerda a entrar em acção de forma clara, e contundente. Ora «O Abominável Livro das Neves» é também uma sátira política contundente, a expressão clara, e desafiadora, da sociedade civil da Ala Esquerda, contra a brutal degradação da justiça portuguesa. Um livro que levou mais de quatro anos a ser concluído, foi integrado nessa onda de revolta da Ala Esquerda, contra os abomináveis abusos do poder, em aparente roda livre, sem controlo.
    Um livro da Ala Esquerda revoltada, para toda a Ala Esquerda reflectir. As coisas estavam a ir longe demais, e era preciso reagir, contundentemente, sem ambiguidades.
    A Esquerda não são só os partidos políticos, há uma reserva estratégica da Ala Esquerda. Mas «O Abominável Livro das Neves» vai também muito para além disso, questionando o «Sistema», e a nova vaga de crimes internacionais ‘em nome da democracia’, liderados por George W Bush, mas não a ideia de Democracia ou a Liberdade. E questiona todas as situações semelhantes, também existentes na Civilização Ocidental, inspirado na «Utopia» de Thomas More e em «O Processo» de Kafka, que muda a ideia do que são ‘os maus da fita’. O livro base, surge inspirado na «Utopia», que é uma ilha imaginária, ora «O Abominável Livro das Neves» refere-se a um país imaginário, não especifica se fica numa ilha ou se fica num continente.
    Ora neste debate, Cavaco Silva, afirmou-se, como tendo feito uma acentuada viragem à esquerda. Ora esta eventual viragem à esquerda contradiz, claramente, a ideologia direitista neoconservadora da sua Guarda Pretoriana.