Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

sexta-feira, junho 18, 2004

  • IDENTIDADE - Alteridade




    Identidade e Alteridade, ou a ideia do Eu e a ideia do Outro, são aspectos essenciais a toda e qualquer análise.
    Eu e o Outro, é sempre desta relação dialéctica que toda e qualquer evolução, todo e qualquer relacionamento social e humano, toma o mais completo sentido. O Outro constrói a ideia que eu tenho do meu Eu. Pelo outro lado, é sempre no Outro que eu projecto as minhas aspirações e os meus receios.
    Embora Eu e o Outro sejamos iguais, enquanto entidades equivalentes dentro do mesmo espaço e tempo, a nossa relação está sempre condicionada e repleta de juízos de valor e de escalas de atitude. O peso social e simbólico, que certas categorias dicotómicas como branco\negro, dominador\dominado ou colonizador\colonizado ostentam, faz com que se assuma um peso deveras preponderante porque se torna inerente a uma ordem social determinada que se transforma numa realidade manifesta.
    É por isso que Eu e o Outro nunca somos iguais. Estamos sempre condicionados por inúmeras escalas de importância perante aquilo que se determina como sendo os valores da sociedade dominante. Logo, se bem que Identidade ou Alteridade não sejam conceitos estáticos, visto que um não existe sem o outro, ou que ambos não existem sem o tempo e o lugar, a verdade é que, segundo determinadas regras e postulados, eles se tornam como uma coisa em si e determinada; esquecendo-se dessa mesma interacção dialéctica de evolução e de aprendizagem.
    Torna-se muitas vezes difícil definir quem é o Eu e quem é o Outro. Na maior parte das vezes apenas se vai sendo um e o outro em contínua transformação. É certo que o Eu, que a Identidade, é sempre algo que se fragmenta e que se procura. É nesta mesma fragmentação que o Outro tem sempre o seu lugar. É sempre o lugar do Outro que posiciona o meu, é sempre através dos olhos dele que eu me revejo e projecto, mesmo se se tratando de uma Identidade que está sempre em permanente procura e em permanente construção.

    (...)

    Ricardo Mendonça Marques (Extracto de Tese de Mestrado)