Manifesto Aplicado do Neo-Surrealismo Céu Cinzento O Abominável Livro das Neves

Anti-Direita Portuguesa

ESQUERDA NÃO PARTIDÁRIA

LIVRE-PENSADORA

quarta-feira, março 31, 2004


  • ESQUERDA LIBERDADE E IGUALDADE - II
    Foi em França no século XVIII, em plena monarquia absoluta, que três pensadores «lunáticos» lançaram os alicerces teóricos da nossa actual civilização:
    1) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que «lunaticamente» achava que os cidadãos deviam ser iguais perante a lei e que os governantes deviam ser escolhidos e destituídos pelo povo através do voto. Escreveu que «o homem nasce livre e senhor da sua própria vontade e não pode ser governado por quem quer que seja sem o seu próprio consentimento. Decidir que o filho de um escravo nasce escravo é decidir que ele não nasce homem!
    Cada um quando vota exprime a sua própria vontade. Mas é do número total de votos que resultará a vontade geral.» (in "O Contrato Social", 1762)
    2) Montesquieu (1689-1755) escreveu que o poder do Estado devia ser dividido em três poderes separados
    a) O poder legislativo
    b) O poder executivo
    c) O poder judicial
    (in "O Espírito das Leis", 1748)
    3) Diderot (1713-1784) que insistia que a Humanidade devia acreditar na Ciência e com o seu amigo ideológico D' Alembert (1717-1783) publicou a «Enciclopédia» (1751), sistematizando e divulgando os conhecimentos.
    A mistura explosiva Rousseau+Montesquieu+Diderot deu origem à Revolução Liberal Francesa de 1789, o maior terramoto político que abalou a Europa, depois da queda do Império Romano do Ocidente.
    São estes três «lunáticos», a quem chamaram iluministas, e seus seguidores que estão na base da Democracia Actual - construíram os alicerces da ideologia da União Europeia.
    O pensamento destes três homens foi sintetizado em três palavras de ordem
    1) Liberdade
    2) Igualdade
    3) Fraternidade
    e formalizado na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789
    «1. Os homens nascem livres e iguais em direitos (...)
    11. A livre comunicação dos pensamentos e das opiniões é um dos mais preciosos direitos do homem».
    Foi este documento que deu origem à Declaração Universal dos Direitos do Homem, aprovada pela ONU em 10 de Setembro de 1948, e que é um dos aspectos basilares da nossa civilização.
    A Esquerda adoptou como ideias chave a LIBERDADE e a IGUALDADE.
    São estas duas ideias base que vão dividir a Esquerda no século XX, mas o século XXI começa com a Esquerda a defender, muito maioritariamente, que tem que haver sempre LIBERDADE e IGUALDADE, tal como nós!!!